O escritório holandês Mecanoo Architecten divulgou recentemente o projeto para a nova Estação Kaohsiung, ponto central do projeto Ferrovia na Área Metropolitana Subterrânea de Kaohsiung, em Taiwan.
O projeto, que irá ocupar um terreno de 8,5 hectares, atuará como um conector verde unindo diferentes modalidades de transporte e representará a visão de Kaohsiung em relação a seu futuro como uma cidade sustentável.
Com sua cobertura curvilínea, o terminal de transportes terá trem, metro, ônibus, táxi, serviços de bicicleta e criará espaços públicos verdes para pedestres e ciclistas. A cobertura irá, além disso, conectar um hotel, edifícios comerciais, lojas, restaurantes e outros tipos de equipamentos.
A cobertura verde dispersa protege a praça pública aberta do clima tropical de Kaohsiung, emulando a presença de grandes árvores. Aqui as pessoas podem se encontrar, desfrutar da sombra refrescante, ou visitar eventos que serão na estação, como um mercado de um fazendeiro, um brechó, uma ópera tradicionalmente aberta ao ar livre ou uma biblioteca móvel - Francine Houben, diretora criativa do Mecanoo Architecten
Os visitantes que chegarem à estação por metrô passarão pelo hall central da Estação, uma praça enterrada com uma cobertura luminosa com telhas de forma oval.
O projeto começou em 2014 e tem conclusão prevista para 2024.
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Arquitetos
Localização
Section 2, Jianguo Rd, Fengshan District, Kaohsiung City, Taiwan (ROC) 830Área
182000.0 m2Ano do projeto
2024Fotografias
Notícia via Mecanoo Architecten.