- Área: 19130 m²
- Ano: 2010
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Fotografias:Nelson Kon
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Fabricantes: Avec Design, Cebrace, Eliane, Fanavid, Forte Metal, Poscon, Santa Marina Vitrage, Trends
Localização
A Estação Vila Prudente da Linha 2 Verde, localizada na Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo, está integrada à Estação Vila Prudente da Linha 15 Prata (monotrilho do Metrô de São Paulo) e junto ao futuro terminal da SPTrans (Corredor BRT Expresso Tiradentes), permitindo a integração ônibus-metrô-monotrilho. O acesso dos usuários é feito a partir desta avenida e das ruas Itamumbuca e Cavour.
Concepção e descrição geral do projeto
O corpo da estação é constituído de dois poços circulares, Norte e Sul que possuem diâmetro de (40m) quarenta metros cada e em parte justapostos, distribuindo os (04) quatro níveis principais: nível acesso / térreo, mezanino para bilheterias e bloqueios, intermediário para Salas Operacionais e sanitários públicos e circulação do acesso às plataformas e nível plataforma.
As plataformas estão localizadas parte dentro dos poços e parte em túneis independentes para cada via. A estação possui ainda um poço para saída de emergência ligando por escadas o nível plataforma ao térreo.
As Salas Técnicas localizadas na superfície junto ao acesso configuram-se como uma edificação independente.
Os dois poços circulares servem à implantação dos equipamentos de circulação vertical como escadas rolantes e fixas, elevadores e aos equipamentos de controle de acesso, bilheterias e às salas de apoio operacional. Todo este conjunto de equipamentos e espaços se constituem em uma estrutura independente dos poços, construída após a conclusão dos mesmos. O poço Norte apresenta abertura total para o exterior, enquanto que o poço Sul foi parcialmente fechado no nível térreo em função da proximidade com a Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo.
A cobertura dos dois poços é constituída de estruturas de aço em forma de grelha e vidro. A adoção de vidros autolimpantes permite uma transparência permanente, com baixa manutenção, ao mesmo tempo a característica de proteção solar permite alta luminosidade com pouca incidência de calor.
Esta concepção permite a entrada de luz natural até o nível plataforma a 14,0 metros de profundidade.
As amplas aberturas para o exterior permitem também ventilação natural em grande parte da estação.
Os acabamentos internos da estação se caracterizam pelo despojamento formal, constituído de concreto aparente, aço inox, estruturas de aço na cor branco, vidro e pastilhas cerâmicas revestindo os blocos internos de alvenaria.
Espaço e luz são os principais elementos que definem e valorizam a arquitetura da estação.