-
Arquitetos: IP Arquitectos
- Área: 1 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: B&B Italia, COVO, Fustahermetic, JAN KURTZ, Kingfrio Climatizaciones y servicios, Metálicas Josemari, Mármoles Davo, NosoloLuz, Reticulares Alicante
Experiência
O terreno local contem óxidos que conferem à paisagem uma cor avermelhada. O edifício foi construído com uma pedra local, Mármore Vermelho Alicante, camuflando-se, assim, com seu entorno. O bloco, mármore e escarlate, te acolhe em seu interior, austero, mas confortável, para lhe oferecer uma experiência sensitiva de água e luz.
A suave iluminação de seu interior é rompida pela luz que penetra pelas múltiplas rachaduras talhadas em seu revestimento de mármore como uma persiana. Assim, se produz um espaço interno sugestivo, que só se comunica com o exterior pelas rachaduras estrategicamente situadas para que se descubra a paisagem.
A cobertura de concreto, que tem no acabamento as marcas das fôrmas de madeira, reflete o movimento da água, abre-e pontualmente através de claraboias. Assim, a iluminação é zenital, e ao mesclar-se com o vapor da água, te envolve em um ambiente leve e agradável.
A vivência dos entardeceres no spa é uma experiência vibrante. A luz se transforma a partir de uma iluminação natural que desce pelas claraboias, passando por cores alaranjadas quentes, que entram pelas fissuras em forma de centenas de linhas de luz que reforçam a cor vermelha da pedra, até que, gradualmente, se perceba a iluminação artificial projetada para inserir-se em um ambiente lúdico e relaxante. Os amanheceres criam um processo inverso.
Materiais
Todos os materiais de construção utilizados são naturais (pedra, ferro e madeira), próprios da área, reinterpretando, assim, a arquitetura vernacular de uma forma lírica, onde o foco foi o tratamento da luz para perceber o espaço, como um meio de materialização desta. Assim, obtêm-se uma arquitetura muito atual, mas que se nutre da tradição construtiva da região.
Inovação
Além de seu inovador projeto de instalações, diferente de qualquer outro spa, buscou-se um cuidado no aproveitamento energético por meio de técnicas bioclimáticas que possibilitaram que o edifício se tornasse uma instalação sustentável e econômica.
Todo sistema de iluminação no spa é natural. O recurso artificial só é necessário durante a noite. Na área interna, ela é resolvida pelo uso de luminárias, e no perímetro de iluminação natural em todos os espaços é solucionada por fechamentos de vidro de fachada, cuja luz se filtra por meio da persiana. A persiana evita que a luz solar direta entre no interior de forma com que, nos meses de mais calor, não seja necessária climatização artificial. Os espaços contam com ventilação cruzada para facilitar a desumidificação e o conforto hidrotérmico.
A energia proveniente dos painéis solares aquece a água da piscina e do spa na parte interna. A pedra de mármore é um material excelente pois possibilita manter o espaço aquecido no inverno por muitas horas, inclusive passando a noite.
Todos os materiais utilizados são locais, o que reduz os gastos em transporte e fabricação, além de reduzir muito a pegada ecológica do edifício.