O escritório Penda divulgou o projeto para uma série de casas empilhadas com jardins em suas coberturas em Hyderabad, Índia. O complexo é a segunda fase do Magic Breeze, projeto para Pooja Crafted Homes – a primeira fase é de um projeto paisagístico inspirado nas antigas escadarias indianas e labirintos aquáticos. O empreendimento de 42.000 metros quadrados conta com 127 apartamentos duplex, variando entre 240 e 370 metros quadrados, separados por um terraço privado de pé-direito duplo com jardim.
Ao projetar o complexo de casas, Penda observou a tipologia arquitetônica de "casas privadas com jardins", circundando cada unidade de dois pavimentos com varandas de 46 metros quadrados contendo uma fita de gramado e sistema modular de plantação. Ao providenciar para cada casa um espaço amplamente verde, mesmo nas unidades empilhadas, o complexo retém um senso de claridade e abertura. Cada plantação pode ser manuseada pelo dono com plantas de diferentes tamanhos e espécies para criar um cenário natural, ou servir como jardins para vegetais e ervas.
Os jardins também funcionam como um sistema e resfriamento passivo para o edifício, protegendo as unidades do quente clima de Hyderabad. Esta estratégia economizará 60% da energia consumida em condomínios típicos, reduzindo as emissões de carbono do projeto.
O complexo foi projetado de acordo com o tradicional sistema arquitetônico hindu de Vaastu, que define princípios do design, layout, orientação e geometria espacial, bem como a importância em criar arquitetura em harmonia com a natureza.
A construção do projeto tem início previsto ainda para este ano.
Arquitetos
Localização
Hyderabad, Telangana, ÍndiaEquipe de projeto
Chris Precht, Sun Dayong, Yu ZiZhi, Xue Bai, Anna Andronova, Sun Mingxue, Xie KerryÁrea
42.000 m²Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de Penda