-
Arquitetos: Jean Verville Architecte; Jean Verville Architecte
- Área: 176 m²
-
Fotografias:Maxime Brouillet
-
Fabricantes: Shalwin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Abrigado na privacidade de uma floresta de coníferas, a FAHOUSE é uma edificação impressionante que parece surgir de uma história infantil. Explorando os contrastes entre opacidade e luz, o arquiteto Jean Verville produz um conjunto gráfico, que se eleva como duas coníferas gigantes, intensificando o aspecto sonhador da proposta arquitetônica. Derivado da figura arquetípica da casa, o prisma triangular duplo ilustra perfeitamente a infância, caracterizando todo o desenvolvimento deste projeto.
Concebido para um casal de jovens profissionais e duas crianças, a edificação revisita as características da casa de família para explorar um imaginário intimamente ligado ao terreno, aos seus ocupantes e seu verdadeiro modo de viver a vida familiar. A cumplicidade próxima com esses clientes durante o processo de projeto, a relação lúdica entre pais e filhos, empoderou o arquiteto a projetar uma nova maneira de viver a realidade deles. Ao longo da construção, a colaboração entre o arquiteto, a família e o empresário promove um entusiasmo compartilhado, resultando na qualidade da construção e num acabamento impecável.
O perfil das duas casas emergem. O arquiteto enfatiza a forma alongada do terreno a partir de um passeio ao longo da parede cega do primeiro volume. Uma ampla escadaria exterior revelando a inclinação natural conduzem ao piso térreo e recebe os recém-chegados ao abrigo de um balanço imponente, definindo o terraço coberto. A grande porta opaca se abre para um hall de entrada vibrante que se estende até a floresta misteriosa. A sala de estar possui paredes de vidro que parecem se desmaterializar e eliminar a fronteira entre arquitetura e paisagem, permitindo que a natureza entre de modo fabuloso. A casa ganha vida e a magia do lugar opera.
A implantação da escadaria articula o piso térreo, enquanto controla o acesso às duas casas. A primeira, das crianças, abrigada na floresta encantada, tem uma grande cama beliche para receber os amigos e compartilhar fantásticas noites. Alguns degraus levam à segunda casa, a casa dos pais, que se parece com uma colmeia composta por uma sucessão de células, cada uma oferecendo um ritual diferente. Em um surpreendente efeito espelhado, o quarto também funciona como banheiro, oferecendo dois volumes simples e suaves suspensos entre a terra e o céu. Em contraste, a exibição gráfica do impressionante banheiro da família promete uma experiência diferente para as atividades diárias. O piso superior evoca a toca de uma baleia para instigar a imaginação e permitir um mundo colorido de aventuras inacreditáveis.
via v2com.