-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 420 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: CIN, CLIMAR, MADEICENTRO, Maria Ana Vasco Costa, Mármore Branco Estremoz, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia localiza-se no bairro residencial de Nova Oeiras no concelho de Oeiras, um bairro de origem modernista na esteira dos princípios orientadores da “cidade jardim”. Este bairro é constituído por uma zona de moradias situadas em lotes com jardins bastante desafogados e frondosos.
A moradia apresentava-se algo desequilibrada no seu desenho pois se a fachada principal continha alguns elementos interessantes tais como um alpendre e uma varanda, já a fachada tardoz não continha qualquer elemento valorativo.
A ampliação consistiu na construção de um novo volume acoplado ao tardoz da moradia, ampliando a casa sobre o jardim e redesenhando assim o alçado tardoz
Este novo volume surge como uma peça de arquitetura contemporânea, que se traduz num prolongamento da casa. No novo volume, pretendeu-se reproduzir, sob a forma de revestimento azulejar exterior, um motivo hexagonal existente no alpendre da fachada principal, de forma a manter a identidade da casa como um todo.
Repetiu-se este padrão hexagonal, também nas novas grades de correr colocadas nos vãos originais da casa, de forma a unificar toda a linguagem da casa.
Queria-se que a ampliação fosse algo autônomo e distinto mas ao mesmo tempo queria-se um elemento comum a toda a construção, original ou nova.
No térreo criou-se uma ampla sala com vistas desafogadas sobre o jardim. Também a cozinha, embora separada da sala, usufrui igualmente da mesma vista, fruto dos grandes envidraçados a tardoz.
No patim das escadas, e alçado lateral direito, foi alargado o vão aí existente e colocado um vidro único. Esta alteração permitiu mergulhar as escadas em luz natural sublinhando a amplitude vertical deste espaço.
No primeiro piso foram criadas duas instalações sanitárias, dois quartos e uma suite à qual se acede através de um closet.
Mais uma vez os compartimentos orientados a tardoz beneficiam da vista e da entrada privilegiada de luz natural.