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Arquitetos: STL Architects
- Área: 19 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Ignacio Espigares/STL Architects
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta escola urbana de ensino médio é organizada em três vertentes temáticas: corpo, mente e espírito, que se relacionam com os diversos programas e atividades da escola que compõem o currículo. O terreno é dividido de acordo com estas áreas temáticas que abrigam espaços para esporte (corpo), salas de aula e espaços de ensino (mente), e a biblioteca, espaço para as artes e música (espírito). Os setores se interseccionam para criar espaços ao ar livre, destinados às atividades específicas que funcionam em conjunto com o edifício - pátio de entrada, campos de atletismo, e jardim de leitura. Os três volumes (corpo, mente e espírito) que compõem a escola são criados por uma parede contínua que serpenteia pelo terreno.
Ao longo da história da cidade, as Escolas Públicas de Chicago forneceram às comunidades em que foram construídas uma presença forte e clara. As escolas tem conseguido resistir ao passar do tempo com dignidade, criando uma presença solene em seus arredores. Estas escolas tem sido, tradicionalmente, uma representação do momento em que elas foram criadas e das tendências arquitetônicas da época. Tomando partido desta tradição que concebemos o envelope exterior da Escola Back of the Yards. O uso de tijolo, um material nobre e durável, e o comprometimento com uma expressão racional coerente com as fachadas do edifício constituem os principais ingredientes da articulação final do exterior da edificação.
O desenho dos tijolos foi baseado em um único tamanho nominal de 4"D x 16"H x 8"L. A orientação vertical da unidade é fundamental para manter um comprimento modular de 8" ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência da mão-de-obra em relação ao uso de um tijolo modular padrão. Ao invés de utilizar tamanhos variados de tijolos, foram desenvolvidas opções que permitem que o tijolo seja percebido em três tamanhos: módulo completo (4"D x 16"H x 8"L), módulo 2/3" (4"D x 16"H x 5¼"L), e módulo 1/3 (4"D x 16"H x 25/8"L). O padrão criado pela fábrica mistura as três variações do mesmo tijolo em 33% de cada tipo de unidade.
O setor de esportes consiste em um ginásio adaptável com assentos na arquibancada para 1200 pessoas, com uma quadra de basquete regulável, e duas quadras cruzadas. Há uma palco elevado para performance em uma extremidade que permite que o espaço se converta num auditório a partir de um sistema telescópico de assentos que se retraem na parede oposta ao palco. Quando em configuração para apresentações, o espaço abriga 1200 pessoas. Armários, salas de ginástica, armazenamento de equipamentos esportivos, e outros espaços de apoio para o ginásio estão localizados neste nível, ao lado da academia e abaixo da entrada principal. Há uma entrada separada para o nível da academia para que o espaço possa ser usado também pelo Distrito do Parque, nos locais em que a escola se conecta a um parque público. Atrás do ginásio, e concebida como uma peça independente, está a piscina, associada aos vestiários e espaços de apoio. Esta também foi projetada para operar independentemente da escola, de forma que a comunidade também se aproprie desta instalação.
O setor de ensino é subdividido em duas salas de 600 alunos cada, no segundo e terceiro pisos. Cada sala compartilha uma área comum de vários níveis que liga os dois pisos, onde os alunos podem se reunir entre as aulas. Este átrio de três andares na entrada principal tem vista para o pátio de entrada abaixo. No nível principal abaixo das salas de aula estão os escritórios administrativos, cozinha e espaços de jantar, e outros espaços de apoio.
Os espaços ao ar livre incluem um pátio principal de entrada, um jardim de leitura e um campo de atletismo. O setor de ensino se projeta para trás para criar um pátio de entrada entre os volumes das artes e de atletismo, formando a entrada principal do edifício. Aqui os alunos de ambos setores podem socializar antes da escola fora do lobby principal; as áreas comuns dos setores olham através do átrio principal para o pátio abaixo. Uma entrada secundária está localizada no meio do volume acadêmico, para gerenciar a entrada de estudantes na escola todos os dias. Adjacente à biblioteca e levando até a entrada secundária, está um Jardim da Leitura elevado, o qual proporciona um espaço contemplativo sombreado para alunos e professores lerem ou conversarem casualmente. Este espaço constitui a zona de entrada principal para a biblioteca a partir do exterior, que também pode ser operada independentemente da escola, aumentando sua utilidade com o uso da comunidade.
Observando a população hispânica multi-cultural do bairro, um mural de tijolos de vidros coloridos foi criado para representar a identidade da escola e capturar o ritmo vibrante da comunidade em que está localizada.