- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Antecedentes
O apartamento está no último piso de um edifício do século XIX no centro de Oslo, na Noruega. A compra do loft em cima do apartamento permitiu ao cliente fazer uma reforma de grande escala, tornando os dois pavimentos num espaço unificado.
O Projeto
Através de um estudo tridimensional da habitação e uma avaliação cuidadosa dos meios de evacuação, fomos capazes de incorporar todos os cantos e inclusive parte da escada no projeto.
Ao utilizar plenamente as mudanças de nível foi possível introduzir um drama espacial com linhas visuais verticais. O banheiro com o dormitório principal é organizado em três níveis mediante a incorporação dos espaços que se encontram. Um terraço tem uma grande parede de vidro que se ilumina com a luz do entardecer.
Alguns espaços do loft foram sacrificados para criar um ambiente de pé-direito duplo na sala de estar.
Escada
A peça central da residência é a escada característica que conecta os dois níveis. Uma escada de aço branca está suspensa entre as vigas e se conecta a um sofá-armazém que corre ao longo da fachada fronta.
Banheiro
O banheiro incorpora várias mudanças de nível, e mediante o uso de azulejos de 100x300cm, a impressão é de que está esculpida num único bloco de pedra.
Cozinha
A cozinha original era apertada, ineficiente e com orientação norte. Ao mover ela para a zona comum foi possível criar um espaço iluminado, ventilado e espaçoso que se converte no coração social e se integra com o resto da habitação.