-
Arquitetos: Richard Meier & Partners; Richard Meier & Partners
- Área: 7030 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Roland Halbe
-
Fabricantes: Alucomaxx, KABA Charon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios no Leblon, no Rio de Janeiro, abriga a nova sede internacional da VINCI Partners, uma plataforma de investimentos alternativos, especializada em gestão de recursos, de patrimônio e em assessoria financeira. A estrutura é composta principalmente por pátios interiores privados, espaços de escritórios abertos e uma série de terraços que criam uma conexão direta com a artéria urbana - Avenida Bartolomeu Mitre.
Bernhard Karpf, colaborador do projeto, comenta: "Há sempre uma certa excitação e hesitação quanto ao que as diferenças culturais significam para o processo de concepção e construção. Ficamos animados em embarcar num projeto dentro de uma cidade e país que tem um rico legado arquitetônico; para nós era importante tentar entender como o papel da arquitetura foi moldada pelo clima e pessoas a usam. A parte mais interessante do processo foi descobrir como as nossas ideias e estratégias arquitetônicas precisavam respeitar e criar o diálogo com o seu contexto ".
O edifício é composto por sete pavimentos acima do nível do solo, com uma altura total de 25 metros e uma área útil de 6.500 m². Um átrio espaçoso ancora o edifício para a paisagem urbana e três pisos subterrâneos fornecem espaço adicional e estacionamento privado.
O projeto da torre de escritórios, com seu vocabulário refinado, formal, reflete a orientação distinta do terreno sem negligenciar questões de sustentabilidade, máxima eficiência e flexibilidade. Todo o edifício é rebaixado a partir da fachada urbana e protegido por um conjunto cuidadosamente composto por grelhas ao longo da elevação ocidental projetado para máximo sombreamento solar e privacidade.
"A concepção do projeto Leblon não se contextualiza através de sua paleta de materiais, mas sim através de sua articulação e camadas da fachada principal com uma tela. Isso permite que o edifício a recue a partir da cidade, mantendo uma frente para a rua. Ela oferece aos seus habitantes a privacidade e proteção desejada do sol, mantendo uma conexão visual para a rua e o sentido da transparência ", afirma Karpf.
A parte leste do edifício está afastada de seus vizinhos para criar pátios internos e proporcionar iluminação natural em duas exposições para todos os espaços de escritório. Generosos jardins verticais costuram esses átrios ao ar livre no núcleo de concreto aparente do edifício. Todo o projeto atravessa entre a precisão refinada de um escritório de planos de cor branca, de alumínio e vidro, e a rugosidade do concreto e da vegetação dentro dos pátios.
Guilherme Goldberg, da VINCI Partners, comenta: "Trabalhar com Richard Meier & Partners através de todas as fases do projeto foi um processo muito inspirador e de aprendizagem que resultou num prédio de escritórios muito original. A partir das primeiras fases conceituais, através dos desenhos de construção, Bernhard Karpf e sua equipe em Nova York foram muito favoráveis às nossas ideias, e conceberam um projeto muito eficiente e inovador, que superou as nossas expectativas”.
"Como uma equipe coesa, que subiu com sucesso uma curva de aprendizagem muito íngreme. Richard Meier & Partners foi capaz de reconhecer o processo de construção e desenvolvimento local no Brasil, e os consultores locais foram desafiados por todas as soluções criativas propostas pela empresa. Nós acreditamos que o resultado final é magnífico, criando não só um ambiente de trabalho estimulante, mas também um marco para o bairro".
Richard Meier comenta: "A conclusão dos Escritórios Leblon é muito especial para a nossa empresa, pois representa o nosso primeiro edifício concluído na América do Sul e na América Latina. A arquitetura do Brasil é muito distinta da América Latina como um todo e diversificada em si mesmo, e estamos extremamente honrados em concluir um projeto dentro de um país que tem um rico patrimônio arquitetônico.
"Olhar para o contexto sempre foi algo muito importante no nosso trabalho. Nós olhamos como esse projeto não só cumpre os requisitos funcionais, mas como ele responde para onde ele está e como ele anima a comunidade. A arquitetura do Brasil celebra a luz natural, a abertura e a íntima relação da natureza com o ambiente construído, e estes são elementos que se integraram na concepção dos novos escritórios Leblon. O edifício reflete o compromisso da nossa empresa com a arquitetura acessível, aberta e sustentável, e estamos extremamente gratos aos nossos clientes da por todo o seu apoio e dedicação na concepção e construção do projeto. "
O papel do escritório era para trazer à vida uma visão para um bem-sucedido, e de acabamentos refinados, espaço de escritórios. Com um projeto que aspira a se tornar uma contribuição arquitetônica significativa para o Rio de Janeiro, respeitando rico patrimônio arquitetônico do Brasil, ao mesmo tempo que desafia noções preconcebidas de interior e exterior dos espaços, e a relação entre o edifício e a cidade do Rio de Janeiro.
Richard Meier & Partners projetou sete edifícios na América Latina, incluindo as Torres Reforma na Cidade do México, e a incorporação Vitrvm em Bogotá, ambos em construção.