Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado nos arredores da Vila Peitian, Província de Fujian, China, e projetada para ser construída sem o uso de fixadores mecânicos, a Ponte "Vento e Chuva" é uma estrutura de madeira que baseia-se na longa tradição de construções de madeira nativas da região. Cada um dos 265 elementos das pontes é único e integral, reunidos sob a supervisão de carpinteiros tradicionais, que somam alguns dos poucos expoentes restantes de seu ofício.
Peitian é uma de uma série de aldeias rurais isoladas pelas regiões montanhosas do sul da China, que, na sequência de graves inundações no início de 2014 viu grande parte da infraestrutura que ligava as comunidades destruída. Este projeto pretende reconectar a vila Peitian a essa rede histórica de rotas que ligam esses assentamentos isolados.
A ponte cria um espaço da comunidade, localizada no coração da terra fértil da aldeia, onde as pessoas locais podem socializar. Com aberturas para o exterior em direção à aldeia, a ponte compõe com o terreno variável e fornece um lugar de refúgio no clima mutável do Peitian.
Este projeto visa oferecer um modo alternativo de reconstrução da comunidade que faz referência ao artesanato e tradições locais, utiliza materiais e métodos sustentáveis, para criar a infra-estrutura física e social. Fundamental para este processo é a integração de metodologias de projeto digital, que permitem o planejamento e testes de montagens complexas. O elevado nível de formação e de trabalho associada a estas montagens tem sido uma barreira para a viabilidade do projeto.
Apoiado pelo Gallant Ho Experiential Learning Fund, em parceria com a Universidade de Hong Kong, o projeto da ponte Peitian levou 70 estudantes para o sul de Fujian para ajudar na construção desta estrutura.