-
Arquitetos: DP6 architectuurstudio
- Área: 120 m²
-
Fotografias:Michel Kievits
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma paisagem rural entre as localidades de Makkinga e Donkerbroek, na província nortenha de Friesland (Holanda), a residência Makkinga se encontra isolada entre as árvores. Sua orientação e o uso de materiais criam o efeito de um diálogo com a paisagem natural que a rodeia.
Agora demolida, a antiga casa, que originalmente se encontrava neste lugar, parecia ser alheia a seu contexto já que oferecia uma pequena e única janela para ver a magnífica paisagem, uma entrada quase escondida no lado norte e as habitações entram apertadas, frias e com correntes de ar. A nova casa é todo o contrário, fazendo pleno uso das qualidades naturais que oferecem o entorno.
Ao leste está uma rodovia que une dois povoados. Neste lado está a entrada da casa com acesso direto à rua, enquanto a fachada do lado norte se mantem fechada em grande medida para garantir um grau de privacidade.
No oeste, que o 'lado vivo' da casa, foi criado um diálogo com a ampla vista das terras de cultivo Friesian; o volume se abre em toda sua extensão. O longo terraço na parte oeste destaca a abertura da paisagem, enquanto que no lado sul, com seu terraço compacto, cria-se um estreito contato com a introvertida natureza do bosque.
Em um processo consistente de colaboração com o cliente, o desenho foi moldado singularmente. O fechado lado leste oferece espaço para um concentrado estúdio com vista para a entrada a fim de ver quando os hóspedes chegam. Os dormitórios, com unidades de armários integrados sobre medida, se encontram no lado noroeste.
As áreas de estar e jantar estabelecem um vínculo entre o exterior e o interior, convertendo a paisagem em uma parte integral da experiência criada pela habitação. Vivendo na casa, o interior se converte em exterior e a vida silvestre quase parece ser interior.
DP6 criou uma casa minimalista que apresenta um exterior de vidro e madeira. O revestimento de madeira mesclou-se com o entorno e a combinação de madeira de lariço negro e a natural envolve o volume com detalhes intrincados. A casa está desenhada e detalhada como um mobiliário, com paredes, pisos e tetos que continuam até o espaço exterior.
Os requerimentos eram entrada de luz solar, sustentabilidade, comodidade e diálogo com a paisagem. A orientação da casa foi otimizada para fazer pleno uso da energia solar. Um amplo balanço no lado oeste protege o terraço do sol em pleno verão, enquanto que na primavera e no outono, quando o sol não está tão alto no céu, a calidez dos raios solares são capturados de forma completa. O lado sul é também totalmente envidraçado.
Além do balanço, as árvores também ajudam a filtrar a luz do dia. Nos lados norte e leste, a casa apresenta um exterior fechado, o que reduz as perdas de calor. A ótima orientação combina com o vidro triplo, uma envolvente altamente isolada e um projeto a prova de detalhes para criar uma casa cômoda e de alta eficiência energética.