Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma para uma casa construída na década de 50, com linhas modernas, situada no centro histórico de Silves, Algarve, Portugal. Como é uma herança, foi necessária uma autorização para a obra.
Basicamente, a situação existente estava num estado de ruínas, todos os materiais colapsaram no interior e exterior.
Devido às permissões restritas nesta zona histórica e protegida da cidade, o principal conceito foi baseado na restauração da fachada norte da rua, mantendo seu gabarito e o telhado de telhas vermelhas. Aplica-se uma nova estrutura de madeira e a renovação de sua cor, portanto, se manteve a identidade da "cara da casa".
O projeto é equilibrado através de três terraços em níveis distintos, com vista ao sul do rio e uma mini-torre moderna que se sobressai.
A partir do colapso de pedras e outros materiais, um novo mundo de cor branco, puro, foi criado.
O jardim posterior na fachada sul pretende alcançar o princípio da arquitetura contemporânea ... grandes janelas para iluminação e ventilação natural, acabamento de estuque simples e relação visual permanente do interior com o exterior na sala de estar.
Nos interiores também há uma abordagem pura ... a cor branca é o principal acabamento, aspecto concreto e pisos sólidos. Os acabamentos modernos dos banheiros e cozinha, a mistura de azulejos artesanais tradicionais com diferentes padrões geométricos, a madeira no teto e piso do sótão.
O esquema da circulação é muito simples. É baseado nos espaços abertos e finalizados por um corte vazio da escada, que conecta os três níveis.
Em geral, este projeto visa a criação de uma linguagem estética harmônica na combinação de dois mundos, o tradicional (na fachada frontal da rua) com o contemporâneo (nos interiores e na fachada posterior).