- Área: 98 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pablo Belenguer Díaz
-
Fabricantes: Aislamientos Tabiplac, Jose Acosta Moral, Lopez Soto, Simón Kalter
Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem foi o eixo condutor do projeto. Um extenso campo de Chirimoias aos nossos pés, o mar mediterrâneo sob o horizonte e um imenso céu azul nos envolvendo. Como pré-existência, uma casa rural de chapisco e cal caracterizada pela distribuição aleatória de suas aberturas.
As condicionantes, uma rápida execução e a função de mirante. Buscou-se estabelecer uma clara relação entre a nova construção e a casa existente, onde o contemporâneo dialoga com a tradição sem mimetizá-la, conservando desta forma sua autonomia estética e funcional.
Um único acesso exterior, através de uma escada de ferro oxidada pela ação do tempo, anuncia em seu percurso as visuais presentes no projeto do novo estúdio. Metade da cobertura foi dedicada ao escritório, destinando-se o restante do espaço a um amplo terraço cujos limites se rompem através dos elementos corrediços de madeira e vidro.
As demais aberturas, estrategicamente posicionadas, enquadram as copas das árvores no entorno imediato da casa. A pele se materializa através de duas folhas, formadas por placas de gesso e cimento fixadas à perfis de aço, garantindo o conforto térmico da construção ao tempo que esconde a caixilharia. Em uma releitura contemporânea da tradição, as típicas persianas de enrolar tipo “alicantinas” são utilizadas sobre trilhos horizontais transformando-se em brisoleis corrediços.