- Área: 557 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Laurence Anderson
-
Fabricantes: Cambridge Architectural Mesh, Cambridge Architectural Precast, DeaMor, Skyline Design, Vistawall
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado para celebrar o legado dos antigos alunos e ser a primeira parada para novos estudantes da Universidade, o Centro de Alunos chamado de FordAlumni Center em seu idioma original, expressa uma um ambiente dinâmico e progressista enquanto permite uma conexão com o passado através de um centro interpretativo e uma biblioteca histórica. A estrutura, que recebeu o selo LEED Gold, possui quatro pavimentos contabilizando quase 558 m² que abriga um lounge com aberturas zenitais, salas de conferência e espaços de encontro multiuso, assim como espaços de escritório para a University Foundation e outros funcionários.
Programada depois que a construção já havia iniciado sobre uma estrutura de estacionamento subterrâneo, o projeto exigiu planejamento minucioso para ser construído sobre este sistema estrutural existente. A estrutura do estacionamento subterrâneo existente permitiu que o Centro de Alunos e a Arena fossem utilizados como espaços de encontro e de realização de eventos ao invés de utilizar este espaço para os veículos, criando espaços dinâmicos e flexíveis.
O edifício é inspirado em uma série de padrões estéticos do entorno, as sem os imitar. Ao invés disto, representa uma resposta direta ao programa dentro das condições experimentais e climáticas do terreno. Os volumes construídos são uma expressão clara das funções públicas, de escritório e de galeria que abriga. Revestido em painéis metálicos, as fachadas também expressam uma resposta direta às condições solares do terreno. Os robustos gradis metálicos verticais e horizontais são orientados para o máximo controle solar nas grande superfícies de vidro que permitem a grande transparência do edifício. A abertura zenital que corre ao longo do edifício por sobre o átrio e do hall de entrada permite que a suave luz natural preencha o espaço ao longo do dia e é um elemento marcante e claro que ajuda a separar os espaços com caráteres diferentes, público e privado.
A circulação interna envolve o átrio, com escadarias facilmente identificáveis oferecendo pequenos espaços de encontro. A estrutura é conectada à planta de serviços centrais da Universidade. As janelas com abertura manual permitem o controle direto do ambiente interno por parte dos usuários.
O Centro de Alunos abriga um grande hall (o segundo maior no campus) adjacente ao pátio com jardins assinados por Donald R. Barker, configurando espaços de encontros formais e informais para toda a universidade. Estes jardins contém canteiros de chuva construídos junto aos edifício, o que permite que seus usuários participem na compressão do tratamento das águas da chuva. O edifício também é utilizado como uma área de recepção para as atividades da Arena e todos os espaços externos compartilhados são ativados durante a realização destas atividades.