- Área: 121 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Dylan Perrenoud, ALICE EPFL, Alessandra Ortelli, Aloys Mutzenberg
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa 1 é uma instalação arquitetônica baseada num formato experimental para o projeto e construção colaborativa de ALICE (Atelier de la Concepción de l'Espace) - um grupo internacional de jovens arquitetos, pesquisadores, cientistas e estudantes de doutorado da EPFL (Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne), dirigida por Dieter Dietz.
Construída inicialmente como uma proto-estrutura (construção primária) durante uma oficina de cinco dias em abril, a Casa 1 possui 11 x 11 x 11 metros com uma estrutura de madeira que sustenta um "código genético" para futuras incorporações. No projeto participaram mais de 200 alunos, que trabalharam em grupos supervisionados por 12 diretores de estúdios e o engenheiro de madeira Rémy Meylan.
Consecutivamente, foi pedido a cada equipe que projetassem e construíssem uma habitação ou um espaço de transição que proporcione conectividade (varanda, escadas, porta de entrada).
A oficina abrange áreas multidisciplinares. De acordo com isso , cada projeto está fortemente influenciado pelos outros. A experiência espacial da Casa 1, portanto, não é a de uma arquitetura homogênea; É a evolução que se desdobra de um espaço que invoca perguntas, contém possibilidades e está aberto à interpretação.
Alexa den Hartog, um dos doze diretores do projeto, caracteriza o protótipo e seu processo como "físico e temporal - sempre plausível de mudanças - uma paisagem que se solidificou lentamente". Para citar Dieter Dietz, Casa 1 revela sua forma final "não como algo que se faz desde a parte superior para baixo, mas algo que foi compartilhado".
Depois de quatro meses de muito trabalho e um forte compromisso de todos, o projeto foi finalizado e agora está aberto ao público no campus da EPFL.