-
Arquitetos: Segond-Guyon Architectes
- Área: 5600 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jerome Ricolleau
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Embaixada da França é estabelecida em Jacarta desde 1975, ao longo da avenida prestigiosa de Jalan Thamrin. O projeto do novo campus diplomático vem da vontade de reunir todos os serviços franceses diplomáticos e culturais presentes em Jacarta num único local.
O campus está localizado entre muitos arranha-céus e uma grande rodovia. Apesar de sua pequena escala, um prédio de cinco pavimentos, o campus está afirmando-se como um símbolo com dois volumes reconhecíveis. Neste contexto urbano confuso, o edifício se destaca graças à sua materialidade singular e homogênea. O projeto tem como objetivo fornecer uma arquitetura legível simples e clara.
O programa aborda: Chancelaria; funções econômicas, militares e culturais; Instituto Francês. Este encontro melhora a coesão entre todos os serviços. Mesmo que cada entidade opere de forma independente, todos eles são organizados em torno de pátios, circulações, espaços vazios e outras áreas comuns.
Ao resolver problemas urbanos, funcionais e de segurança, o projeto foi concebido como uma expressão clara de princípios de organização.
- Um embasamento de dois níveis preenche toda a área edificável. Ele inclui espaços frequentemente abertos ao público, como a zona controlada da Embaixada e as principais instalações do Instituto Francês (auditório, biblioteca e café). Este volume é revestido com pedras vulcânicas. Dois grandes recortes apontam as duas entradas separadas, uma para a Embaixada e outra para o Instituto;
- Sobem dois volumes deste embasamento: um de Chancelaria e outro de escritórios do Instituto. Sobre materialidade, há um importante contraste entre a escuridão de pedras vulcânicas do embasamento, e a clareza dos dois volumes na parte superior. Para ser adequado do ponto de vista da segurança e acessibilidade, o volume da Chancelaria é protegido por um chapa de alumínio perfurada, que proporciona sombras, confidencialidade e segurança.