O escritório Architects for Urbanity divulgou imagens do projeto Urban Womb, um complexo de uso misto para mulheres e famílias em Seul, Coreia do Sul. Localizado em Daebang-dong no antigo terreno do Abrigo Para Mulheres de Seul, o projeto busca recuperar a atual Praça das Mulheres, um espaço outrora descrito como "sombrio" e "morto".
A nova instalação irá servir como conexão entre a Praça das Mulheres e a estação de trem próxima, como uma combinação de espaços públicos e privados e espera-se que ele ajude a "formar uma cultura criativa, [ensinar] tradições e expandir o valor da igualdade de gênero na família e comunidade".
Projetado como "um ventre orgânico que se intensifica espacialmente e programaticamente" pelo terreno, o complexo consiste em um volume grande retangular interrompido por uma série de vazios que definem e conectam os diversos programas.
O edifício será organizado em três volumes programáticos: a base pixelada, a torre vertical e a laje cobertura de horizontal.
O rodapé pixelado contém as funções principais do edifício, bem como um auditório, uma espaço para família, um centro juvenil, praça de alimentação, laboratórios de produção e lojas. A forma deste volume — uma "sala de estar urbana" — é derivada de seus próprios pedaços, cinco faixas que aumentam de tamanho, cada uma contendo um programa distinto "e posicionadas entre atividades relacionadas para que se maximize a eficiência do edifício" e a vivência do usuário. Desta forma, ao caminhar em direção de uma faixa, o visitante encontra programas semelhantes, mas ao caminhar perpendicularmente, encontrará uma situação de programas cruzados.
A torre do edifício, localizada ao lado oeste, abriga os internatos e emoldura o espaço para eventos. Cada um dos cinco pavimentos acima do térreo irá apresentar doze salas e duas salas de reuniões, enquanto o espaço do térreo incluirá um saguão e o Museu da Maternidade.
Como uma estrutura habitada, a laje da cobertura irá abrigar os programas de conferências e administrativos do edifício. "O pavimento inteiro é projetado como uma grande variedade de zonas programáticas unidas por uma zona de circulação perimétrica. Ao longo da fachada, o pavimento é organizado em áreas informais e abertas de escritórios. No centro do pavimento e iluminado por dois grandes pátios há as salas de conferência de diversos tamanhos, bem como salas de reunião e os núcleos de circulação vertical.
Arquitetos
Architects for UrbanityLocalização
Seoul, South KoreaEquipe de projeto
Irgen Salianji, Marina Kounavi, Karolina Szóstkiewicz, Stavria Psomiadi, Antony LaurijsenÁrea
20.500 m²Fotografias
Cortesia de Architects for Urbanity
Notícia via Architects for Urbanity.