-
Arquitetos: Hillam Architects
- Área: 1500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joel Barbitta
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no subúrbio de Perth, Dalkeith, o projeto surge do potencial de uma casa de tijolos construída na década de 80, através de dramáticas alterações e anexos. O grande terreno de 1500 m² foi completamente transformado para incluir uma nova entrada para automóveis, um novo portão e uma ala de hóspedes, enquanto o grande jardim posterior foi utilizado para abrigar uma piscina, uma generosa cabana e uma área coberta.
Um novo pavilhão de concreto atravessa a elevação principal da residência e ressalta a presença da mesma sobre a rua, enquanto os reflexos da piscina e um caminho de pedra guiam os visitantes à entrada.
Conservar o aspecto da "casa tradicional do norte" foi uma grande prioridade ao manter a relação entre a cozinha e as principais áreas de estar. As áreas privadas da residência estão basicamente no pavimento superior, mantendo ainda a relação entre a tranquila piscina e o dormitório principal com uma varanda que se conecta visualmente com áreas de ambos os níveis.
Novos pavilhões e varandas se fundiram com formas pré-existentes, e novos acabamentos em madeira talhada oferecem um toque de sofisticação e aconchego ao projeto. As fachadas pré-existentes de tijolo aparente foram cobertas por uma paleta de ciprestes vitorianos e revestimentos de madeira Blackbutt.
A fachada posterior se abre para o jardim através dos vidros. Uma estância formal é conservada como relíquia da casa original e hoje funciona como uma nova sala de música e teatro usualmente utilizada pelos mais jovens da família.
Os acabamentos interiores refletem a materialidade da madeira Blackbutt no exterior, pisos e áreas de estar; enquanto a marcenaria curva das cozinhas conservam os acabamentos em madeira folheada.