Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma segunda residência para uma família numerosa em um terreno com vistas ao Lago Ranco, mas sem acesso direto à margem, no sul do Chile.
O lote é um retângulo de 200 x 46 metros com uma inclinação suave no primeiro terço, e mais pronunciada no restante.
Os clientes entregaram uma lista de intenções que gostariam na casa: vistas, orientações, atividades, situações e outros, sendo parte do encargo ordenar e priorizá-las.
A ideia principal do projeto foi ordenar a casa em torno de um terraço - pátio, protegido e com níveis onde se concentrariam as atividades públicas exteriores e separar o programa interno em duas barras. Uma barra conteria os dormitórios, baixando escalonadamente com o terreno, com orientação para o norte privilegiando a luz e as vistas para o entorno. Na outra estariam os espaços públicos; estar, jantar, cozinha e serviços, aproveitando o desnível para diferenciar os espaços públicos com um mesmo teto e conformando espacialidades distintas em um mesmo volume.
O espaço (ou distância) entre as duas barras é o hall de acesso, que olha sobre o terraço de três níveis. Sobre ele está o dormitório principal. O primeiro nível do terraço é coberto e abriga uma sala de jantar exterior. Os outros dois níveis abrigam a área de churrasco e o espaço para tomar sol.
As circulações de ambos volumes situam-se nas faces do terraço com vistas entre si e os espaços fechados estão nas bordas exteriores da casa, de forma mais independente.
A casa é construída em estrutura de madeira e metal, revestida em fibrocimento pintado. O telhado é feito de telhas asfálticas.