- Área: 160 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Fabio Sampaio
-
Fabricantes: Aloizio Sales, Amarante Comercial Madeireira, Davi Perez, MGK Esquadrias, Painèis Isolantes Panisol, Roberto Machado e Associados, Transsen, Vanderley da Silva e Associados
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Adriana Caldas apresenta características que estão intimamente ligadas ao perfil natural do terreno, às condicionantes legais e ao programa à ser atendido.
O terreno tem 6.00m de largura por 30.00m de profundidade e uma declividade de 3.00m da rua para os fundos. O trabalho de corte/aterro definiu dois planos, o nível do acesso = 0.00 e nível social = -2.00.
A construção ocupa o lote de divisa a divisa, na dimensão dos 6.00m. Um terceiro plano à + 0.80cm define a parte íntima da casa. Um grande espaço capaz de abrigar atividades como dormir, trabalhar, vestir. Uma vez que a construção ocupa as divisas laterais: a frente, o fundo e a clarabóia central, se encarregam de iluminar toda casa.
Na região central, onde se dá o desnível de 2.00m, e a abertura superior, temos uma “praça”. Duas jabuticabeiras convivem com a mesa de almoço, a cozinha aberta, e um pequeno jardim com escultura e fonte
Toda instalação técnica se acomoda em uma das paredes de divisa e sobre a laje do sanitário da suíte. A estrutura è do tipo convencional, com pilares e vigas em concreto armado. O fechamento em blocos de concreto e caixilharia de madeira cedro arana.
As telhas são do tipo metálicas com isolamento termoacústico em poliuretano expandido. A estrutura do mezanino e da cobertura è em vigas de madeira massaranduba 10x25 cm, e o assoalho em madeira jatobá. Móveis em pré-moldados de concreto, servem à cozinha e as bancadas dos banheiros e área de serviço.
Não existe azulejos ou pastilhas em nenhum momento na casa. Toda área molhada è resolvida em tinta epóxi sobre massa epóxi.