- Área: 10460 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Leonardo Finotti / Cláudio França
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do CONFEA é composta pelo térreo, 4 pavimentos, cobertura e 3 níveis subterrâneos para estacionamento.
O vão livre "vis-à-vis", misturado com a flexibilidade das organizações das plantas, foi certamente um dos principais componentes do conceito do projeto.
O térreo é destinado como principal entrada, recepção, Plenário e suas áreas de apoio.
Os outros andares (1º, 2º, 3º e 4º) são designados para uso administrativo do CONFEA.
Para estes pavimentos, a planta livre era essencial. Não há colunas internas (há um vão de 22,50m), de modo que o layout pode ser disposto de qualquer forma.
Tal desempenho foi obtido através do conceito estrutural. A estrutura é uma combinação de concreto e aço. É formada por vigas metálicas centrais sobre uma estrutura de concreto em balanço interno e simétrico de 3.75m. O desequilíbrio causado pela carga da extremidade interna é compensado por um cabo estaiado na extremidade exterior do balanço. Todas as hastes ancoradas na parede da fundação, também são responsáveis pela contenção lateral dos níveis subterrâneos.
Do térreo ao topo, os níveis estão protegidos por uma membrana perfurada têxtil que protege também as galerias principais.
O nível de cobertura foi concebido com um restaurante completo para abrigar eventos sociais. O projeto do restaurante recebeu um tratamento especial de plástico, divergindo dos telhados usuais, tornando-se um espaço único, resultado de um arco de metal tri-articulado.
Como premissa fundamental, as avenidas W3 e W2 foram integradas através do espaço aberto das galerias do térreo. A paisagem reforça as intenções através do espelho d'água que também contribui para o clima seco local. Este elemento de água também integra a nova construção com a antiga sede do CONFEA.