-
Arquitetos: A2DESIGN
- Área: 3700 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Adrien Williams
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório interdisciplinar A2DESIGN, desenvolveu o projeto para toda a estrutura e participou da supervisão da sua construção. Le 1650 inclui um nível principal disponível para aluguel, enquanto o 1° e 2° pavimentos contam com clínicas pertencentes aos proprietários: o Dr. Daniel Godin, ortodontista, e Dr. Alain St-Onge, dentista. Coroando esta a instalação existe um novo terraço, ao lado de uma sala de conferências para capacitação.
A ideia era criar e construir uma moderna instalação, audaz no seu desenho, com um estilo único e ângulos agudos para distinguir claramente o produto final, mantendo um olhar sóbrio e simples para uma interação mais fluída no entorno circundante. Os traços distintos incluem a massa do edifício e a cobertura de alumínio que conecta a entrada principal a área de estacionamento. As amplas aberturas difundem uma abundância de luz natural nos espaços esteticamente minimalistas de tons neutros.
A gestão imobiliária 1650 leva a sério o meio ambiente. Graças a esta postura de consciência, A2DESIGN foi capaz de propor soluções ecológicas, ou seja, o uso de materiais nobres e sustentáveis, de origem local na sua maior parte. Por outro lado, um sistema geotérmico de bombas de calor, também conhecido como um Sistema Terra-Energia (EES) foi instalado.
Esta rede é composta por 24 poços escavados a uma profundidade de 150 metros, a fim de extrair o calor do solo no inverno e redirecioná-lo novamente nos meses de verão, o que faz com que o edifício seja notavelmente eficiente energeticamente: um kw de eletricidade retorna entre três a quatro kw de calor. Todos os acessórios de iluminação são LED para reduzir o consumo de energia e estender a vida útil do acessório. A área de estacionamento foi equipada com estações de carga para veículos elétricos.
Como resultado deste esforço, A2DESIGN contribui para a melhora da imagem que transmite a clínica odontológica Dr. Alain St-Onge, além da atualização dos seus novos escritórios, foram inclusas salas de tratamento e de consulta. Para suavizar a atmosfera asséptica, são utilizados móveis de carvalho manchado, enquanto sutilmente se acentuam as paredes usando os detalhes arquitetônicos nos padrões lineares similares aos encontrados na identidade gráfica da clínica.