- Área: 110 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Brastemp, Coral, Home Center Tendtudo, Leroy Merlín, Marmoraria Alvorada, Suvinil, Tok&Stock
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há em Brasília uma quadra que foge aos padrões das demais quadras do plano piloto. Trata-se do Comércio Local Norte CLN 205/206 projetado pela Arquiteta Doramélia Marra Motta em 1978. O local também é conhecido como Babilônia devido a seus jardins suspensos.
A princípio ocultas, características únicas do local diferem o projeto de Doramélia dos demais. São dois túneis e diversas rampas que interligam todo o conjunto arquitetônico, os terraços jardim e a frente do comércio local aberto para a quadra habitacional.
O emblemático e importante sítio da capital federal do Brasil esteve por anos degradado, mas aos poucos foi tomado por movimentos e coletivos culturais de Brasília que transformaram o local num importante palco para realização de exposições de artes, peças de teatro, shows musicais, exposições culturais e as mais diversas atividades relacionadas. Estas atividades acabaram mudando a cara e o jeito do lugar e há fortes indícios de uma possível revitalização urbana espontânea.
Este foi o cenário escolhido para construção da sede da Coworking Avocado Comunicação e Designer + MANIFESTO Experience Lab. que traz no projeto de arquitetura uma proposta moderna e criativa, com ambientes integrados, flexíveis e divertidos.
Formadas com força de trabalho jovem, as duas empresas uniram-se para oferecer soluções personalizadas e exclusivas. O escritório soma comunicação, designer e produção, gerando um forte elo de criação entre os profissionais. O perfil das empresas ofereceu o cenário ideal para a liberdade de criação. “As ideias precisam de espaço, elas devem circular”. Este foi o pedido dos donos das marcas Avocado Comunicação e Design e Manifesto Experience Lab para a criação do seu espaço. Para isso o leiaute de arquitetura deveria ser livre e adaptável a qualquer situação ou ocupação.
O conceito de partida para elaboração do projeto de arquitetura foi retratar um ambiente de galpão no estilo dos lofts americanos dos anos 50. O projeto retrata e oferece a infraestrutura necessária para que as atividades ocorram de forma dinâmica. O antigo estúdio de música que existia originalmente no local foi totalmente demolido e o novo ambiente foi dividido em três partes. As instalações foram completamente refeitas. A instalação elétrica aparente, construída com tubulação galvanizada, traz ao ambiente a descontração e flexibilidade pretendida.
As grades das janelas, comuns neste local, foram removidas e a jardineira, que circula boa parte do escritório, foi completamente revitalizada com espécies exóticas do deserto. Uma parede cega nos fundos do escritório foi aberta, revelando a grande cobertura com jardins suspensos ”O objetivo foi trazer o verde da natureza e a luz natural para dentro do ambiente de trabalho”. Objetivo conquistado, agora as duas empresas funcionam de forma descontraída recebendo seus clientes com muito conforto e modernidade. A quadra da 206 norte ganha um novo espaço que reflete o espírito da cidade.