- Área: 100 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Guilherme S. Francisco
-
Fabricantes: Ariston, Arquimedes marceneiro, Eliane, Martins, Ornatos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento foi adquirido pois já tinha uma distribuição de ambientes muito boa além já ter um charme próprio por ser antigo, com grandes janelas, muita luz natural e dimensionamento dos ambientes ideal, atendendo todas as necessidades dos moradores. Com a escolha não foi preciso grandes intervenções e foi assegurada a maior economia possível com a obra. Todos os pontos de hidráulica foram mantidos e a marcenaria da cozinha ganhou atenção especial. Os revestimentos foram escolhidos pela funcionalidade e bom custo-benefício, caso do cimento queimado do banheiro e cozinha.
A cozinha foi aberta até onde foi possível e ganhou um balcão de apoio para a sala. A marcenaria foi pensada para aproveitar ao máximo o espaço e abrigar confortavelmente todos os eletrodomésticos. O revestimento das paredes e a bancada da pia eram existentes e foram mantidos, sempre pensando no máximo de economia possível.
A parede da lavanderia também foi retirada e foi substituída por uma de cobogó para dar charme à entrada do banheiro de serviço que virou lavabo e assegurar ventilação e luz naturais constantes. O lavabo também recebeu cimento queimado na parede e por ser pequeno foi projetado um lavatório de pedra São Gabriel sob medida. A lavanderia ficou menor e a grande porta de correr de madeira ajuda a escondê-la quando preciso.
No banheiro foram reaproveitadas a banheira e a pia antiga. Os revestimentos originais embora charmosos estavam muito danificados e foram substituídos por cimento queimado nas paredes e pastilhas pretas e brancas 5x5cm.
Na sala, as soluções econômicas das calhas elétricas industriais com spots pendurados fazem a iluminação e foi pensada uma marcenaria simples em compensado naval e fórmica para acomodar TV, livros e objetos.
Nos quartos o charme maior vem das luminárias de teto de alumínio colorido esmaltado também originais do apartamento, que os moradores fizeram questão de manter.