-
Arquitetos: Zemberek Design
- Área: 250 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Şafak Emrence
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste num espaço desenhado para a divisão de exportação, assim como um salão, que serve à esse espaço, dentro da sede de uma empresa têxtil.
A divisão de exportação é composta por três grupos principais; o escritório do gerente, um showroom e um escritório de operações, claramente separados. Estas partes deveriam estar visualmente relacionadas, mas também protegidas para sua privacidade acústica.
O conceito é o funcionalismo de três caixas principais transparentes colocadas uma atrás da outra no espaço que têm três funções principais e um eixo principal que não toca as paredes nem o solo existente. Este eixo proporciona a circulação em todo o edifício, e para proceder também ao interior da divisão de exportação ininterruptamente. As caixas que pertencem à divisão de exportação estão integradas a este eixo.
Funcionalmente, as subpartes das principais caixas formam diferentes níveis de plataformas. Ao conseguir o contato com elas e as outras caixas se assegura a continuidade da circulação e cumpre com a privacidade e as vistas demandadas em estes níveis. Foi disposta uma escada mecânica a partir da entrada. Desta maneira, o eixo de circulação se converte num elemento que reforça a situação integral, tanto pelo aumento gradual, como a integração do interior das caixas.
As caixas principais são de aço e vidro. A ideia de separar as plataformas e a rampa se reflete nos materiais, como o parquet laminado de nogueira na rampa e o acabamento de poliuretano de cor branca nas plataformas.
Na zona do salão é desenhada uma área de assentos para as reuniões e eventos de curta duração utilizados pelos funcionários da companhia e convidados. Neste contexto, com uma forma curvilínea e um efeito feminino nesta área, se aspirava definir uma área de interação que contrastasse com a construção em geral.