-
Arquitetos: Alencar Arquitetura
- Área: 48 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Alexandre Zelinski
-
Fabricantes: Ambientha, Ar Condicionado Central, Kiareza, Móveis Formato
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede do escritório de arquitetura Studio Alencar fica em um edifico novo e com muitas vantagens construtivas, como piso elevado, pé direito alto e infraestrutura de qualidade.
O espaço físico do escritório precisava atender a basicamente duas demandas, a primeira muito importante que é o atendimento ao cliente com acesso fácil as amostras, e a segunda é trazer um ambiente democrático e confortável para todos os colaboradores.
Pensando nessas demandas, o Layout foi configurado de uma forma que todo o centro do escritório ficasse livre possibilitando maior permeabilidade do ambiente e interação da equipe.
O projeto tem um conceito industrial, com tubulações aparente e iluminação intimista, conceito reforçado através do concreto do teto, pilares e vigas mantidos originais da obra. Já o piso, a opção foi pelo laminado instalado logo acima do piso elevado em cor Ébano. Assim como a iluminação, feita através de eletrocalhas, todo o sistema de ar condicionado dutado também foi optado por ficar aparente.
Logo na entrada, localiza-se um armário alto que abriga toda a parte funcional do escritório como, copa, depósito, impressoras, etc. Esse armário possui portas de correr fabricadas em chapa metálica perfurada, permitindo que a iluminação interna do móvel fique visível e tenha uma ventilação natural.
Com o intuito de deixar à sala de atendimento mais funcional a mesa de reuniões é toda estruturada com perfis metálicos fixados na parede por trás do painel, permitindo que ela esteja em balanço. Também nessa sala, uma parede foi revestida com tijolos de demolição adquiridos de uma antiga olaria. Para melhor harmonizar com as demais cores do escritório, eles foram pintados de branco.
A maior parte dos móveis é executada em MDF, exceto as divisórias quadriculadas, que possuem estruturação em madeira tonalizada na cor preta. Essa divisória possui sistema de encaixes para vidros duplos, colaborando assim, para um melhor isolamento acústico, trazendo mais conforto à sala de atendimento. As luminárias de parede rotativas foram desenvolvidas pelos arquitetos e executadas por uma serralheria e receberam lâmpadas filamentadas.
Através de vários detalhes como, interruptores, lâmpadas filamentadas e cores sóbrias, o escritório foi recebendo importantes elementos que enfatizaram esse conceito industrial. Já nas bancadas da copa e do lavabo, foram executadas em porcelanato Paonazzetto da Portobello.
Toda parte de decoração, é de acervo pessoal dos arquitetos trazidos de viagens. Assim como os quadros, que são fotos de arquivo pessoal do arquiteto da cidade de Nova York.