-
Arquitetos: SUN arquitectos
- Área: 356 m²
- Ano: 2015
-
Fotografías:Nico Saieh , Courtesy of SUN Arquitectos
-
Fabricantes: AB Kupfer, Lamitech, Tecma, Villalba, Volcan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno de 5000 m², localizado na periferia de Santiago, foi projetada uma casa unifamiliar utilizando a madeira laminada como principal material.
O programa é organizado em 356 m², distribuídos em um nível único, num terreno praticamente plano, sem a presença de árvores. O programa é dividido em dois volumes, um de serviço e outro de habitação, unidos por um espaço central com um pé-direito maior onde está a sala de estar e o acesso.
A casa é construída sobre um terreno de origem agrícola e com argila expansiva, motivo pelo qual as fundações da casa são recuadas, para serem protegidas sob um balanço perimetral de 1,5 m. Sobre a laje de concreto armado, é instalado um sistema de pilares de madeira laminada de 56 x 13 cm, dispostos em direções contrárias, que fixam a estrutura e suportam grandes vigas de madeira laminada de 1 metro de altura em 30 cm de largura. Estas vigas estão dispostas de modo que equilibram os balanços de mais de 5 metros nas extremidades.
A cobertura é construída sobre uma série de vigas laminadas distanciadas a cada um metro, inclinadas elas ganham altura dependendo dos recintos, incorporando uma série de claraboias que fornecem luz natural.
As paredes são todas de estrutura de madeira e revestimento de madeira articulada, tendo em seu interior uma série de barreiras de isolamento de alto padrão, evitando pontes térmicas, conformando paredes exteriores com até 20 cm de espessura.