-
Arquitetos: gerner°gerner plus
- Área: 7108 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Matthias Raiger
Uma caixa com uma coluna vertebral orgânica
A ampliação das oficinas de produção para uma empresa que processa a pedra natural, assim como a adição de uma nova área de armazenamento ao conjunto, manifesta a resistência do concreto como material. Em um emocionante complexo espacial, cria-se um lugar agradável que se destaca na paisagem suburbana do bairro industrial da Baixa Áustria.
Uma caixa com uma forma sutil
Uma simples caixa com uma coluna vertebral orgânica - é um breve resumo da interação espacial da estrutura compacta de 180 metros de comprimento e dos espaços de armazenamento semi-abertos e fechados, colocados diante dela.
No lugar de grandes gestos, o projeto se diferencia pelos recuos envidraçados e pela proporcionalidade das portas formadas pelas esquadrias de madeira escura. E sobretudo, pelo ritmo da fachada criado por lajes de concreto em posição horizontal.
A precisão da estrutura, em parte de dois pavimentos, alude a função do edifício; trata-se de uma instalação de produção para a elaboração da pedra natural; e alude o exigente proprietário, um cliente de qualidades similares. O requerimento era equipar a oficina, principalmente de acordo com os requisitos funcionais - grande parte da oficina será alugada - e também adaptada para oferecer as instalações necessárias, como escritórios.
O concreto foi utilizado de duas formas aqui: como suporte em peças pré-fabricadas de concreto e como elementos de fachada não construtivos unidos na parte superior de uma camada de isolamento a fim de obter um efeito particular de concreto aparente.
Incorporação no entorno suburbano
Uma aparência ordenada era particularmente importante para as áreas de armazenamento adicionais que eram requeridas. Estas últimas encontraram um lugar nos espaços com um desenho contrastante e completamente diferente da caixa. Ao lado da rodovia que margeia a via férrea, foram posicionados diferentes tamanhos de áreas de armazenamento refletindo o terreno de forma trapezoidal. O elemento central - um armazém combinado com uma área de semi-aberta - inclina sua cobertura até o céu através de uma claraboia cônica e oculta a área de armazenamento por trás de uma parede igualmente cônica. Desta maneira, criam-se o aumento e a queda dos limites e as linhas nas instalações da empresa, enquanto que as escultóricas caixas de armazenamento proporcionam muros de proteção em relação aos arredores suburbanos compostos de edifícios comerciais e campos.
O edifício também considera o contexto suburbano do polígono industrial por sua altura e combinação de cores - como o cinza mate do concreto.
Tratar o concreto como pedra natural
"O concreto também pode ser tratado como a pedra natural", comentou o cliente desde sua experiência e propôs que na área de armazenamento e montagem, as superfícies de concreto deveriam ser trabalhadas com um martelo elétrico ou de ar, criando assim um acabamento rugoso e mate. Isto resultou em uma rugosidade artificial que se encaixa bem no entorno.