-
Arquitetos: Atelier F.K.M., BLIPSZ
- Área: 175 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Bence MAKKAI, István BENEDEK, Arnold MACALIK
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno domina os fatores que definem a casa: orientação, que é favorável para a vida cotidiana, portanto, é para o sul, e o declive que oferece uma vista para a cidade no vale e as montanhas distantes ao norte.
O projeto assume esta contradição e organiza o espaço no sentido sudeste com um terraço orientado pelo declive. O terraço está parcialmente coberto e sua posição lembra vagamente a tradicional casa familiar, organizada em torno de um pátio.
As áreas funcionais interiores são estabelecidas horizontal e verticalmente, de acordo com a topografia do terreno, vista panorâmica e os critérios ótimos de orientação. A sala e a cozinha, com uma mesa, se abrem para o terraço através da grande cortina de vidro. No verão, a área está parcialmente sombreada, mas se beneficia de um calor considerável durante a longa estação de inverno. A cobertura começa como a continuação da terra, apenas para se converter num signo que contrasta com a topografia local.
A equipe trabalhou conceitualmente o projeto e sua execução. A construção foi levada de forma perseverante e o cliente foi bem informado. Resultando numa sinergia que fez com que todos crescessem ao longo da construção.