Descrição enviada pela equipe de projeto. A abertura do Edifício Woo, uma expansão significativa dos departamentos de Cerâmica & Vidro e Jóias & Metal, marca a conclusão do campus Battersea da RCA, abrigando todos os seus programas de arte juntos num único local, pela primeira vez na história da instituição.
Sete anos depois de vencer a competição para o masterplan, o Edifício Woo completa o trio de edifícios concebidos por Haworth Tompkins - que incluem também os edifícios Dyson e Sackler.
O Edifício Woo se espelha no Edifício Dyson, de inspiração industrial, com um pé-direito triplo, hall central envidraçado que acomoda equipamento especializado e oficinas espaçosas, enquanto os estúdios, escritórios e espaços compartilhados estão alojados nos três pavimentos acima.
O Edifício Woo é nomeado em homenagem ao Sir Po-Shing e Lady Helen Woo, que tem uma relação de longa data com a instituição, financiando bolsas de estudo para estudantes de cerâmica, vidro, ourivesaria, metalurgia e joalharia, desde o início dos anos 1990. O prédio também recebeu financiamento da Fundação Wolfson e do Acordo Voluntário de Sir Siegmund Warburg. O novo edifício foi projetado pelo premiado arquiteto Haworth Tompkins.
Haworth Tompkins trabalhou em estreita colaboração com os acadêmicos, técnicos e estudantes que irão utilizar o espaço e considerou cada faceta do edifício em relação às necessidades específicas dos programas. Um novo laboratório de cerâmica exclusivo para a RCA foi instalado juntamente com uma sala de forno de ponta, contendo fornos para uma grande variedade de atividades, de esculturas em grande escala a pequenos fornos a gás para testes e trabalhos de pesquisa.
O programa de Jóias & Metal está situado nos dois pisos superiores do Edifício Woo. Os estúdios extensos e de alto pé-direito são inundados de luz natural a partir de claraboias no teto e de janelas que oferecem uma vista inspiradora de Londres. Ao contrário das oficinas de Cerâmica & Vidro, que permitem que os alunos transitem livremente pelo espaço, as oficinas de Jóias & Metal estão alojadas em espaços claramente definidos, uma vez que muitos dos processos de trabalho são incompatíveis e precisam ser contidos.
A adição do Edifício Woo promove a colaboração entre os programas, levando a momentos de polinização cruzada, como estudantes de Cerâmica & Vidro e Jóias & Metal trabalhando próximos uns dos outros e da Escola de Belas Artes. O fluxo e a forma do edifício permitem interações interdisciplinares e conexões entre as disciplinas, aspecto central que torna a formação da RCA tão transformadora para estudantes e pesquisadores. Alunos de Cerâmica & Vidro e Jóias & Metal também irão se beneficiar da proximidade da fundição de metal instalado no Edifício Escultura, o que é uma raridade nas escolas de arte de Londres.
O influxo de ceramistas, vidreiros, joalheiros e metalúrgicos vai se misturar com a cena criativa de rápida evolução de Battersea ao se juntarem aos estudantes de belas artes e empresas start-ups de inovação da RCA, juntamente com designers internacionais, artistas e arquitetos, incluindo Vivienne Westwood, Victoria Beckham, Will Alsop e Foster + Partners - todos com estúdios de criação em Battersea.
Para comemorar a inauguração, portões de entrada específicos para o local foram encomendadas aos alunos de Design de Produtos e ao proeminente designer de Londres, Max Lamb. Os portões foram instalados na entrada da rua Howie e permitem o acesso de pedestres e veículos. Fabricados de alumínio anodizado, colorido para formar um marcante gradiente de cinza claro, por meio de um turquesa vibrante em tons de azul marinho, eles foram concebidos para ecoar os detalhes arquitetônicos do edifício, assim como as atividades que acontecerão nele.