-
Arquitetos: Teeland Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jared Fowler
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes compraram uma propriedade maravilhosa em Sunshine Coast, na Austrália. A propriedade estava situada no alto de uma montanha com porções de floresta tropical, riachos e cachoeiras. A propriedade é orientada a leste, com vista panorâmica para o oceano Pacífico.
Estávamos encantados com a beleza da propriedade e quisemos projetar uma casa que não só complementaria a paisagem natural, mas também se tornaria parte dela e forneceria aos proprietários uma conexão íntima com o seu ambiente circundante.
Um dos desafios era configurar um projeto que desse à casa vistas para o oceano a leste, bem como maximizasse a fachada norte, de vidro, para capturar o sol de inverno e oferecer visuais para o riacho e a floresta tropical.
O terreno era elevado e com vista para a costa, portanto isso significa que ele está exposto aos ventos dominantes que vem do oceano. Nossa solução foi uma configuração original de planta, disposta em torno de uma plataforma protegida com vista para a floresta no primeiro plano e vistas panorâmicas para o oceano.
As áreas comuns da casa, como a cozinha, sala de jantar, estar e de entretenimento, abrem para o deck e piscina com vista para o oceano. Os dormitórios e banheiros são mais privados, com visuais mais intimistas para a floresta e o riacho a norte.
Outro desafio da localização desta área era o alto potencial de perigo de deslizamentos. A área de terra estável era limitada para situarmos a casa. Na parte da frente da casa o relevo é bastante inclinado.
Ao invés de ter uma série de longas vigas para apoiar a construção, a nossa abordagem foi a de deixar a frente da casa em balanço com uma estrutura de aço ancorada nas rocha estáveis. Isto provocou o efeito maravilhoso da casa parecer flutuar acima da paisagem. De lá, o prédio foi projetado para seguir a linha da topografia natural. As paredes e a cobertura do edifício se desdobram no piso de modo que é possível ler o edifício como uma extensão da paisagem.
Nós projetamos as paredes e o telhado para serem predominantemente de cor escura. Isso permite que o edifício se mescle com a floresta. Os proprietários são jardineiros ávidos, portanto o trabalho deles no terreno vai aumentar a integração da paisagem com a construção ao longo do tempo.
A casa foi projetada como um só ecossistema ambiental. Toda a energia dos edifícios é coletada no local usando sistemas solares e reservatórios de água. Toda a água residual é reciclada no local por um sistema ambiental e usada para irrigação da vegetação.