-
Arquitetos: Neri&Hu Design and Research Office
- Área: 1949 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pedro Pegenaute
-
Fabricantes: Arne Jacobsen, Carl Hansen, Classicon, De La Espada, Flos, Fritz Hansen, Gandia Blasco, Kvadrat, Labo, Mattiazzi, Parachilna, Roll & Hill, Serge Mouille, Stellar works, Viabizzuno, Vitra, Vola, e15
A Lanterna
O significado literal e mitológico da lanterna é muito significativo em toda história asiática - ela o guia no escuro, mostrando-lhe o caminho e indicando o início e o fim de uma viagem. A transformação radical de Neri & Hu de uma edificação existente de cinco pavimentos em Seul, na Coreia do Sul, em uma grande loja principal para a marca asiática líder em cuidados para a pele, Sulwhasoo, foi inspirada por essa ideia de lanterna.
O edifício foi projetado pelo arquiteto coreano IROJE e construído em 2003. Celebrando as raízes da marca, Neri & Hu queriam desenvolver um conceito com fortes ligações com a cultura e as tradições da Ásia, com o objetivo de permitir que os clientes descobrissem a riqueza da sabedoria asiática, base dos ideais da Sulwhasoo.
O conceito se origina a partir de três pontos principais, definidos no início do projeto: Identidade, Jornada e Memória. Neri & Hu aspiravam criar um espaço que agrada a todos os sentidos, que capta o cliente imediatamente ao se aproximar do edifício, cria uma experiência que continua a se desdobrar durante a jornada dentro da loja, e deixa uma forte impressão nos visitantes por muito tempo depois de terem partido.
Isto é o que levou ao conceito de lanterna, onde uma estrutura de bronze contínua é o elemento que unifica a loja como um todo, orientando os clientes enquanto eles exploram toda a extensão do espaço.
Com a criação de uma série de espaços vazios e aberturas na construção, os visitantes experienciam completamente a estrutura que se move através do espaço e envolve os diferentes programas. Volumes de espelhos são inseridos entre composições de madeira para refletir e ampliar a estrutura aparentemente interminável.
A estrutura delicada repousa sobre uma base sólida de largas placas de piso de madeira, que ocasionalmente se levanta para formar balcões de madeira com blocos sólidos de pedra, no topo dos quais os produtos da Sulwhasoo são exibidos como objetos preciosos. Embora seja principalmente um mecanismo de orientação, a estrutura lanterna também é uma fonte de luz - pendurado dentro dela estão luminárias customizadas que transformam a estrutura no principal atributo para enquadrar e destacar os produtos em exposição.
Caminhando pelos cinco andares, os clientes experimentam mudanças na atmosfera. O spa no porão com suas paredes de tijolos escuros, salas de tratamento de pedra bruta cinza e pisos de madeira trabalhada oferecem uma sensação de intimidade e abrigo para os visitantes. Indo em direção aos pavimentos superiores do edifício, a paleta de material torna-se mais leve e mais aberta, convidando os visitantes a interagir com o espaço, culminando finalmente em um terraço com uma cobertura que emoldura vistas da cidade.
A jornada oferece contradições constantes: fechamento e abertura, escuridão e luz, delicadeza e peso. A abordagem holística para o conceito de lanterna - do concepção do espaço à iluminação das sinalizações - dá aos visitantes uma sensação interminável de intriga e os instiga a explorar os espaços e produtos com paixão e prazer.