- Área: 114 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Cemitério Sayama está aberto a diferentes religiões. Encontra-se num entorno natural rico em bosques e conservação da água. Este terreno está na frente de um grande bosque.
Este projeto imagina uma arquitetura que reflete o caminho da vida. O encontro com o bosque como tema mútuo de oração para as diversas religiões conceitualizando uma arquitetura que ora pelo bosque.
O terreno é triangular e encontra-se junto a uma via municipal de baixo tráfego e uma rua ilegal com quase nenhum pedestre. Portanto, decidimos criar um espaço que se dedicasse à natureza e que transcendesse a existência. Inclinamos a parede para o interior, com isto se forma uma estrutura de estilo japonês "Gassho", composta tridimensionalmente por duas vigas inclinadas configuradas umas contra as outras, que se desenvolvem em todas as direções. O teto está coberto com telhas de alumínio fundido com texturas similares a ondas, feitas por artesãos.
O piso inclinado para o bosque por 1 cm guia as pessoas, inclinando-as para orar, para o cemitério. Os padrões e as costuras das telhas se estendem para um ponto de fuga no meio do bosque para ajudar a se concentrar neste.
Quando alguém reza, cria-se um gesto com as mãos que se unem suavemente. É como se este espaço de oração fosse tomado para o projeto. Conforme a gente ora, também fazemos a arquitetura. "Como a arquitetura pode cuidar daqueles que estão numa profunda dor e desconsolo?", com esta pergunta em mente, projetamos edifícios que rodeiam e sustentam suas intenções com suavidade.
Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 31 Agosto, 2016