-
Arquitetos: PPA architectures
- Área: 200 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Philippe Ruault
Localização
O terreno se encontra num antigo bairro popular de Amidonniers e está ocupado principalmente por um barracão, o último elemento de uma antiga fundição agora convertida em casas. A nave é uma mistura de colunas de alvenaria e uma fachada industrial frente a rua, que se combinam para apoiar uma estrutura de aço do teto inclinado. A nave industrial está muito danificada. Ela reflete a história do lugar, tem um ambiente peculiar, e constitui um vasto espaço vazio que oferece um potencial interessante.
A Família Martel
A família Martel consta de três personagens com personalidades fortes. As expectativas de cada um foram claramente estabelecidas no começo do programa. A precisão e exigência no processo projetual para uma funcionalidade específica deu lugar a um esquema que aumentou a troca de ideias e discussões entre clientes e arquitetos.
Intenções / Programa
O desenho sob medida para um projeto mediante a tradução das personalidades dos residentes e a máxima potencialização do terreno. A construção de uma "casa-ferramenta" dedicada ao funcionamento e à qualidade de vida, sem formas a priori. O trabalho interativo no planejamento do projeto, a incorporação das necessidades e desejos do cliente permitiu uma hierarquização de prioridades:
- Um espaço de estar que se adapte aos residentes, preservando sua independência;
- Espaços pessoais múltiplos e diversos, e espaços comuns;
- Espaços específicos e espaços ajustáveis que permitem usos não definidos;
- Uma casa tranquila, mas ativa para receber crianças já maiores e acolher amigos;
Identidade
A casa se funde com o entorno e é revelada a partir de seu interior. Simples em sua expressão, precisa em sua organização e generosa na qualidade e variedade de seus espaços, a casa responde perfeitamente à personalidade de seus usuários.