-
Arquitetos: spbr arquitetos; spbr arquitetos
- Área: 382 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nelson Kon
-
Fabricantes: Aeme Móveis, J. V. Vidros, Reka Iluminação
Um equilíbrio adequado como objetivo
Duas atividades: viver e trabalhar. Seus dois espaços correspondentes, casa e estúdio, foram conformados historicamente como duas tipologias arquitetônicas bastante claras.
Nosso primeiro objetivo neste projeto foi o de combinar ambos os programas num único edifício pequeno, mantendo em primeiro lugar a independência programática e em segundo lugar um equilíbrio adequado no todo [não uma casa com um estúdio anexado, nem um estúdio com uma casa adicionada].
Isso significa que gostaríamos de integrar ambos os programas de tal forma que ambos poderiam viver juntos sem conflitos. O salão de cabeleireiros não deve ser degradado quando a casa está vazia. Da mesma maneira que a casa não deverá ser perturbada por um salão desinibido.
Salão de cabeleireiros
O salão está disposto 1m abaixo do nível da rua, como uma estratégia para mudar a percepção típica do edifício, então sua função não domina o projeto.
Além disso, ele é voltado para a parte posterior do terreno. Em particular, uma fachada transparente permite que o estúdio se beneficie de um pequeno jardim.
Entre o estúdio e a casa existe um espaço vazio que esclarece a independência dos dois programas.
Casa
No limite oeste do terreno, a entrada leva a uma casa de piso único, distribuído na laje do segundo nível. Os dormitórios estão situados na parte da frente e a sala de estar na parte de trás. As áreas de serviço e cozinha conectam os quartos e a sala.
Este arranjo do programa cria um pátio para fazer um uso oportuno da laje do telhado do salão como um espelho d'água.
O espelho d'água atenua o clima severo local e multiplica a luz no pátio da casa. Além disso, ele assegura a impermeabilidade da laje de concreto, livre de qualquer membrana, e funciona como isolamento térmico para o estúdio.
O projeto da casa buscou não ter nenhum elemento arquitetônico evidente, como portas e janelas. Assim, a sua função não é apreendida à primeira vista, a fim de não prevalecer sobre o estúdio.
Dois dos principais materiais de construção
Os principais materiais de ambos os programas são : vidro e concreto.
Esta concisão é uma estratégia para manter o processo de construção e os custos sob controle.