-
Arquitetos: Lund Hagem
- Área: 100 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lyngholmen é uma ilha de um arquipélago em Aust Agder, costa sul da Noruega. O terreno está localizado entre uma paisagem rochosa e o oceano, com uma inclinação em direção ao sul e possui impressionantes vistas para o mar. A área é naturalmente abrigada do vento através de vegetação existente e das rochas, e se abre para o sol da tarde.
O elemento chave da casa é a cobertura que faz uma ponte sobre as rochas existentes. Não apenas abriga o espaço externo imediado do vento, mas também articula as vistas da casa em direção ao oceano. A estrutura da cobertura media o espaço entre o interior e o exterior e os unifica através da relação do edifício com a natureza.
Articular e redefinir a paisagem são pontos importantes deste projeto. Um novo caminho foi criado da casa à praia e um novo pier foi instalado cuidadosamente com mínima intervenção na paisagem. Como a ilha é apenas acessada de barco, a entrada principal da casa está posicionada na orientação sul para estabelecer um eixo com a praia privada.
As lâmpadas embutidas nas luminárias levam até a água para dar as boas vindas àqueles que chegam pelo mar. A vegetação existente também foi preservada e o volume da edificação foi definido para estar em harmonia com o ambiente.
Restrições do terreno e limitações de planejamento:
O projeto foi aprovado na medida que substitui um antigo chalé dos anos 60. A nova planta tinha de ser desenvolvida com uma relação bastante próxima com a área ocupada pela edificação existente e todos os ambientes da nova casa tinham que estar dentro da metragem limite de 100 m².
Soluções:
Para maximizar a máxima área construída, todas as circulações entre os ambientes foram posicionados externamente, sob o abrigo de uma grande cobertura. Como resultado, duas alas fechadas foram estabelecidas, conectadas por terraços externos. A ala principal contém uma sala de estar de planta aberta e uma cozinha com acesso direto ao quarto principal. A outra ala contém o quarto das crianças e um quarto de hóspedes com um escritório. Cada ambiente possui sua própria entrada de um deck de madeira superior.
As escadas articulam os níveis do terreno existentes e cria um limite entre os dois terraços de caráteres diferentes. A escada também media as duas paletas de materiais, a plataforma principal em concreto branco e a plataforma superior em madeira. O terraço é cuidadosamente posicionado para também estar abrigado do vento. A estrutura do telhado se estende por sobre o terraço para formar uma cobertura que proporciona sombra. O espaço de armazenamento adicional e as salas de serviço estão ocultas sob as plataformas articuladas.
Materiais
Exterior
A cobertura foi executada com concreto armado de 270mm de espessura com camadas de isolamento de 40mm. O telhado é apoiado por colunas metálicas de 100mm de diâmetro posicionadas independentemente das paredes. Os reforços estão posicionados de maneira bastante densa para evitar ranhuras. A estrutura em si é resistente à água, portanto nenhum material de cobertura adicional é necessário. Como resultado, o telhado proporciona uma superfície branca e cria um diálogo interessante com a paisagem rochosa, proporcionando seu caráter distinto.
Interior
A escolha de materiais é simples e robusta. Concreto branco, vidro e madeira foram cuidadosamente selecionados para combinar com os tons que são naturalmente encontrados na paisagem do entorno para que o edifício naturalmente se mescle com o seu entorno. A materialidade dos três materiais é enaltecida e explorada nos detalhes. A madeira foi utilizada tanto interna como externamente, enquanto nos interiores é pintada de branco, no lado externo foi enrijecida por um processo térmico.
As esquadrias das janelas e portas são todas em marcenaria sob medida e cuidadosamente montadas em uma oficina de marcenaria local. O concreto também é usado tanto dentro como fora; a lareira e o banco comprido são construídos com o mesmo concreto branco do telhado, do terraço e da escada.