-
Arquitetos: Daniele Claudio Taddei
- Área: 107 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bruno Helbling
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para três gerações, dois gatos e um cachorro, viver sob o mesmo teto parecia um pouco incômodo, assim que os avós da família decidiram usar uma esquina da sua propriedade para construir sua própria casa. O novo anexo estaria unido ao antigo lar e seria compartilhado com seus mascotes em um bairro que faz fronteira com a cidade de Zurique.
Os materiais foram estabelecidos desde o princípio; seria necessária uma estrutura com vigas de madeira, mas precisamos de tempo para entender o que necessitaríamos para conceber o projeto. O processo de reduzir e economizar, enquanto mantínhamos o custo do edifício dentro do orçamento estabelecido, se vê refletido também no projeto.
Ao final, decidimos que uma residência vertical era a melhor opção dado o tamanho do local. Conscientes de que com o tempo, as escadas se tornariam um desafio para os usuários, o desenho de escadas seguras e confortáveis, mas de dimensões razoáveis converteu-se em uma parte crucial do projeto: uma escadaria minimalista de aço com uma rede de segurança em aço inoxidável foi a resposta. A residência começou a ser desenvolvida ao redor da escada; a entrada está no nível da rua e funciona também como a lavandeira; o banheiro de hóspedes é também a área para dar banho aos cachorros, enquanto os gatos contam com seu próprio acesso para chegar ao porão e satisfazer suas necessidades.
No térreo, a sala de estar pode se abrir completamente ao jardim no sul através de painéis de vidro dobráveis. Este gesto traz o jardim ao interior da casa brindando à sala de estar uma sensação de amplitude apesar das dimensões. Por esta razão, a cozinha e a sala de jantar foram desenhadas para mantê-las no tamanho mínimo. Janelas verticais estrategicamente colocadas permitem ainda assim olhar para rua e evitar a sensação de isolamento.
No primeiro pavimento, frente a ampla escadaria, estão o banheiro e dois dormitórios. Um dormitório conta com uma porta secreta por onde se acessa o dormitório da neta, fazendo do seu cuidado uma tarefa mais acessível.
Buscar o equilíbrio entre um minimalismo limpo e branco e o caráter rústico do campo, foi o que nos levou a seleção de cor e tipo de madeira utilizada na fachada e que, ao mesmo tempo, coincide com a nova entrada de carros coberta de cascalho. O novo jardim conserva-se rústico e natural com suas pedras e cascalho, reduzindo a manutenção e criando um novo espaço para as plantas e animais nativos. O projeto modernizou e limpou a imagem de ambas casas, conferindo-lhes uma fachada distinta do entorno suburbano dos anos 60.