- Área: 463 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paul Warchol Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este loft foi desenhado para um fotógrafo que buscava um entorno sereno para viver e trabalhar. O espaço industrial de 463 metros quadrados foi completamente renovado para incluir uma biblioteca/recepção, sala de estar, jantar, cozinha, um estúdio fotográfico, dois dormitórios, três banheiros e um amplo espaço de armazenamento.
O edifício industrial existente dispõe de estrutura feita com pilares de ferro fundido. Criamos um fluxo aberto por toda a casa, aproveitando os pontos de vistas axiais e a luz ao longo do espaço. Os planos das paredes atuam como elementos escultórios enquanto permitem o fluxo da luz e do espaço ao seu redor. Portas de correr ocultas proporcionam privacidade quando for necessário.
O cliente requeria uma residência que servisse como espaço de trabalho e galeria para sua fotografia e que, ao mesmo tempo, proporcionasse espaços para o entretenimento dos seus amigos. Uma biblioteca/área de recepção imediatamente fora do hall de entrada, cumpre com a função de galeria para apresentar seu trabalho e ter o material de pesquisa acessível para discussões.
A recepção serve como uma conexão para duas áreas diferentes no loft: a área leste desemboca diretamente no domínio 'privado' do seu estúdio de fotografia e volta para seu dormitório privado, enquanto a área sul se dirige para o domínio 'público' da sua cozinha, sala de jantar e estar. Um novo piso com amplas tábuas de madeira de carvalho conecta todas estas áreas. As tábuas são utilizadas nos painéis de paredes e armários, unificando as habitações com uma textura cálida.
As áreas de estar, cozinha e jantar criam um conjunto coesivo e adaptável a uma variedade de entretenimentos. As janelas em ambos lados da habitação brindam de luz o espaço. Luzes complementares embutidas e dobradas no teto marcam as áreas de estar e as enchem com cálido resplandor durante a noite.
Fabricamos desenhos característicos de aço bruto, alumínio acetinado, madeira maciça de carvalho e resina branca ao longo de todo o loft. Estes foram desenhados como elementos de arte minimalista funcionais para o depósito, sala de jantar, cozinha e áreas de trabalho. Por exemplo, a ilha da cozinha, em aço, conta com amplas áreas de depósito e para se sentar, mantendo ao mesmo tempo, uma presença escultórica na habitação - que serve para emoldurar de forma engenhosa a cozinha.
As mesas de trabalho, em resina branca, do estúdio de fotografia possuem uma presença similar - são ao mesmo tempo funcionais para o trabalho ma,s também, visualmente atrativas. As paredes do estúdio estão revestidas com painéis brancos magnéticos para permitir que o trabalho seja mostrado ao cliente e seja reposicionado facilmente.
Os banheiros foram desenhados como uma câmera de imersão de luz e pedra estriada, um respiro relaxante da intensidade da cidade. As paredes dos banheiros estão revestidas com resina resistente à água que proporciona uma superfície singular que é, por sua vez, luminosa e de fácil manutenção. As pias personalizadas de resina, as áreas do chuveiro e os nichos para os artigos de higiene pessoal mesclam-se nos banheiros para criar um conceito transparente e totalmente integrado.
Inspirados pela arte de James Turrell, desenhamos várias estratégias de iluminação para melhorar a arquitetura, enquanto damos forma à luz. Cortando e dobrando o teto, fomos capazes de iluminar, suavemente, a cozinha, banheiro e biblioteca. Inclusive as habitações que não possuem janelas são arejadas e luminosas. O amplo uso de iluminação LED nos permitiu reduzir os custos de energia e, ao mesmo tempo, proporcionar uma forte iluminação arquitetônica em toda a casa.