-
Arquitetos: ETEH
- Área: 633 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Moqueca Mídia
-
Fabricantes: Bridi Madeiras, Decorpaes, Eurolight, Quartzolite, Tramontina, serv-house
Descrição enviada pela equipe de projeto. Buscando criar um centro de atividades artísticas e culturais em Vitória - ES, o projeto da Duetto foi encomendado com o desafio de agrupar em um mesmo edifício atividades como ballet clássico, coral, dança de salão, exposições artísticas e artes marciais. Resultado da reforma de um antigo galpão pré-moldado, a premissa do projeto foi a de harmonizar e conectar a edificação com entorno e vegetações existentes.
A antiga fachada de alvenaria estrutural precisou ser completamente demolida para que em sua reconstrução as novas aberturas pudessem ser criadas. O concreto aparente na fachada equilibra as cores do exterior ao mesmo tempo que torna o edifício atemporal e valoriza as esquadrias desalinhadas. Buscou-se com elas o efeito de cenas formadas pelas atividades que acontecem no interior do edifício conforme o caminhar do observador ao lado de fora.
No térreo, a rampa de acesso passeia sobre o afastamento frontal ao redor da jabuticabeira e conecta-se a um ambiente de encontro e permanência. O acesso à Duetto, localizada no pavimento superior da edificação, dá-se pela passagem na lateral do terreno. Ao entrar, a escada bordô e os rasgos propostos nas paredes e no teto tem como função impactar o usuário e guiá-lo ao salão principal. Piso de cimento queimado, paredes de tijolinho, telha metálica e teto revestido com chapas de compensado dão aconchego e auxiliam na atmosfera de encontro, espera e descontração potencializada pelo café.
Nas salas, a estrutura metálica foi mantida e restaurada para agregar valor ao conceito industrial aplicado ao projeto, remetendo os antigos galpões e lofts nova-iorquinos. A escada localizada no salão principal faz o acesso ao escritório das proprietárias e à maior das salas do empreendimento. Internamente as janelas emolduram as massas verdes existentes no entorno, trazendo-as para dentro do ambiente. A sensação durante a aula é a de estar dentro da copa de uma árvore.