-
Arquitetos: Lund Hagem
- Área: 75 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alexandre Westberg
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a 5 metros da linha d'água de uma pequena ilha com grandes diferenças de nível e está exposto aos ventos predominantes do sudoeste, assim como outros da costa da Noruega, além de possuir uma vista magnífica. O acesso está limitado a barcos.
O entorno é conformado por série de pequenas ilhas acessíveis de barco de Helgeroa. As ilhas são relativamente pequenas com grandes diferenças topográficas e superfícies de rochas aparentes. Entre pequenos cursos d'água estão pequenas pontes construídas a mão para conectar as ilhas e criar uma paisagem contínua, onde a totalidade do local se torna visível e habitável.
A topografia natural dificulta a construção, e a antiga casa existente ocupava a cota mais alta do terreno, e representava a única cota mais uniforme.
Em uma resposta direta à localização, a nova casa está localizada "próxima" da ilha, ocupando uma área de pedras mais baixas que não tinha qualidades úteis. O projeto cria uma casa sobre palafitas para unificar o antigo e o novo. A nova superfície é então ocupada com dois volumes, um mais baixo que abriga quartos e banheiros, e um mais alto com cozinha e áreas sociais. Os pavimentos ondulam e respondem às rochas do entorno, com as circulações todas externas. Os novos volumes se inserem naturalmente na paisagem existente e permite livre circulação e o uso das áreas do entorno. Buscam enaltecer as qualidades do terreno e fazer uso das áreas que anteriormente não tinham valor.
A estrutura de madeira é aparente, conformando tanto o exterior como o interior. Vigas de madeira laminada colada se estendem para fora do volume e aliadas às colunas metálicas e o concreto branco, acabam também por colorir o interior. Colunas sólidas de aço galvanizado (Ø64mm) perfuram as rochas abaixo sem nenhuma outra fundação e sustentam o projeto. O volume mais baixo possui estrutura simples de viga e pilar, enquanto o mais alto possui estrutura em balanço com pilares mínimos e alguns elementos em madeira, também utilizados para sombreamento.
As paredes internas e externas são revestidas em madeira de pinho, mesmo material utilizado nos acabamentos da lareira e banheiro. As paredes externas são divididas em duas categorias, as paredes interior/exterior consistem em painéis finos horizontais enquanto que as paredes externas/externas consistem de painéis verticais, 3x a largura as placas horizontais. Estes painéis assim como a cobertura são pintados de preto para reduzir o impacto do edifício visto do entorno, além de criar um contraste natural com as paredes naturalmente coloridas ao longo das fachadas que dão para o terraço e para o caminho. Em contraste com as paredes, o piso é executado de maneira uniforme em madeira de pinho.
A materialidade do interior neste caso é tratado assim como o exterior, para minimizar as diferenças entre interior e exterior, e destacam a ideia de uma cabine de verão como um lugar onde é possível ficar em harmonia com a paisagem do entorno.