- Área: 190 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alexandre Mermillod
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começou na residência de um montanhista que, por ser auto-construída, possuía uma alma única. Depois de uma mudança de proprietário, a 'vocação' a casa Solelyâ também mudou. Agora ela é utilizada como um segundo lar, os novos proprietários queriam mais luz e mais vistas espetaculares.
Situada em uma elevação natural na parte baixa do vale, rodeada de paredes rochosas que criam um aspecto de uma fortaleza natural, Solelyâ conta com uma espetacular localização e orientação.
O desafio consistia em evitar a perda da essência da encantadora e tradicional da construção original, integrando um desenho atualizado, materiais modernos e soluções inovadoras. O projeto foi possível graças a alfabetização arquitetônica dos novos proprietários, assim como sua sensibilidade à beleza e seu reconhecimento pela construção de alta qualidade. Em poucas palavras, o arquiteto e os proprietários falavam o mesmo idioma.
Características
Solelyâ é a primeira casa com uma cobertura verde situada em Coupeaux, um bairro de Les Houches. O trabalho da cobertura como quinta fachada é o resultado do desejo em respeitar o meio ambiente - não somente em términos ecológicos mas também em términos de respeito, limitando as linhas de visão direta aos vizinhos. Nas inclinadas ladeiras de Coupeax, a vista desde a cobertura inclui a vista aos vizinhos situados mais abaixo.
De acordo com os sólidos princípios de regulamentação térmica, um trabalho significativo entrou na otimização do uso da energia solar. As fachadas voltadas diretamente ao sol foram abertas, enquanto as aberturas voltadas ao norte foram eliminadas. A edificação existente foi isolada e reformada com soluções de alto rendimento. A principal novidade é a incorporação de um espaço de estar coerente com a escala de construção, para assim aproveitar ao máximo o maravilhoso local aninhado nas montanhas.
Materiais e Organização
O espaço adicional, uma sala envidraçada estruturada com alumínio negro polido e envernizado, contrasta com a construção original de madeira. Este contraste é feito através dos usos dos diferentes espaços, com áreas privadas e dormitórios dentro da estrutura original de tetos baixos, enquanto a parte moderna contém espaços desenhados para contribuir com a vida social compartilhada.
Solelyâ possui, agora, duas personalidades refletidas nas suas duas entradas diferentes: uma entrada prática, orientada a família e uma entrada mais dramática para os hóspedes.
A estrutura em balanço da residência Solelyâ é particularmente refinada. Situada em uma parte elevada, o projeto evoca casas que existem ao longo da rodovia da Costa do Pacífico em Malibu, tão longe de Coupeaux.