-
Arquitetos: White Arkitekter
- Área: 8200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Åke E:son Lindman
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no campus da Universidade Tecnológica Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, e funciona como uma incubadora para inovações no setor de construção assim como uma arena de colaboração entre os setores público, privado e acadêmico.
O projeto é uma composição de duas partes conectadas por uma ponte que simboliza a porta entre o mundo acadêmico e a comunidade em geral. A fachada consiste em janelas onde foram aplicados painéis com uma dupla função: proteger do sol e, quando giram, refletir a luz sol para outras partes do edifícios.
Os dois edifícios possuem formas redondas e estão orientados para que a área entre eles aproveite ao máximo a luz solar. A paisagem do entorno é marcada por um oásis verde onde a vegetação e a água são dois importantes elementos.
A forma dramática e suas elevações em vidro colaboram com a interação social para que a troca de conhecimento entre as empresas e organizações sejam mais fáceis. O térreo, aberto para inquilinos, estudantes e comunidade em geral, está equipado com móveis escolhidos por sua flexibilidade para permitir diferentes tipos de encontros e interação social. O projeto conta a história de sua própria construção: as superfícies de cimento, as marcas deixadas pela mão de obra são aparentes.
O edifício foi projetado para cumprir - e, de fato, os supera - com os requisitos para o certificado ambiental GOLD das autoridades suecas. O cliente e o inquilino se comprometeram durante o projeto com um plano de sustentabilidade que inclui tudo, desde o transporte dos materiais utilizados na construção até a pegada ambiental do edifício. O Parque de Ciências Johanneberg é um local de trabalho para 400 pessoas, mas o ambiente de colaboração, graças ao seu desenho, possui um alcance social maior.