Abertura de “Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases”, no dia 14 de setembro, contará com diversas atividades abertas ao público
A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o QG Studio, com o apoio do Instituto Moreira Salles (IMS), promovem a partir de 14 de setembro, a exposição multimídia “Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases”.
A mostra convida o público à descoberta do universo de Millôr Fernandes, por meio de uma série de frases e desenhos do artista, selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto e pelo desenhista Cássio Loredano, além de áudios de leituras e depoimentos de Millôr, vídeos com artistas, escritores, amigos e críticos, e de amplo acervo de livros e publicações.
A abertura da exposição será celebrada com um dia de atividades abertas ao público. O dia 14 de setembro (quarta-feira) terá início com uma distribuição de "lambe-lambes" para divulgação, pela Cidade de São Paulo; à tarde haverá uma oficina aberta de desenho, ministrada pelo chargista Benett e pelo caricaturista Cássio Loredano, além de uma visita guiada pela exposição com o desenhista Claudius Ceccon (colega de Millôr no jornal O Pasquim). À noite, artistas e escritores como Ziraldo, Agnaldo Farias, Marion Strecker e Claudius Ceccon participarão de uma conferência sobre vida e obra do artista e de uma mesa de debates (confira programação completa abaixo)
SOBRE O MILLÔR
Millôr Fernandes (1923-2012). Personalidade sem precedentes ou sucessores, foi figura desbravadora das letras e das artes plásticas, mantendo um nível de originalidade e excelência, em cada uma das diversas atividades criativas nas quais se aventurou, que desafia de Sheakspeare a Steinberg. Sua obra publicada inclui livros de desenhos, contos, fábulas, haicais, poesias, crônicas, peças e frases, em paralelo a mais de 70 anos de atuação como jornalista nos principais jornais e revistas do país. Somente no Teatro, entre originais, adaptações e traduções, são mais de 100 peças. Grande parte de sua obra está disponível no Portal Millôr online, com acesso público e livre. São mais de seis mil páginas de conteúdo. Criado no ano 2000 para o portal UOL, o site hoje faz parte do acervo do Millôr, no Instituto Moreira Salles (IMS). Sua enorme obra gráfica, produzida ao longo de quase 80 anos de carreira, está desde 2013 sob a guarda do IMS.
Todas as atividades são gratuitas e a participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações no site www.escoladacidade.edu.br.
SERVIÇO
Exposição Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases”:
• Duração: de 14 de setembro a 21 de outubro de 2016
• Horário de visitação: segunda à sexta, das 10h às 20h
sábados, das 10h às 14h
• Local: Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65)
• Informações: www.escoladacidade.edu.br
Gratuito e aberto ao público
PROGRAMAÇÃO
14 de setembro (quarta-feira)
10h
• Local: Escola da Cidade
• Atividade de abertura - O Brasil e Millôr: haverá uma distribuição de "lambe-lambes" com reproduções de desenhos e frases do Millôr para divulgação pela Cidade de São Paulo.
14h
• Local: Escola da Cidade
• Oficina aberta de desenho - O Millôr Desenhista: o chargista
Chargista Bennet e o caricaturista Cássio Loredano ministrarão oficina aberta de desenho (materiais serão distribuídos no local).
17h
• Local: Escola da Cidade
• Visita Guiada da exposição “Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases” com desenhista Claudius Ceccon.
18h
• Local: Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182)
• Abertura, apresentação e mesa de debates - Enfim, Um Artista Sem Nenhum Estilo. Os convidados Agnaldo Farias (crítico de arte), Rodolfo Néder (cineasta), Ziraldo (escritor), Cassio Loredano (caricaturista) e Claudius Ceccon (desenhista) debaterão, com mediação de Wandi Doratiotto (músico), a vida e obra de Millôr Fernandes.
Título
Escola da Cidade promove exposição multimídia sobre Millôr FernandesTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
14 de Setembro de 2016 10:00 AMAté
21 de Outubro de 2016 08:00 PMOnde
Escola da CidadeEndereço