Descrição enviada pela equipe de projeto. Habitações multifamiliares são um dos tipos de habitação mais comuns na Coreia.
Geralmente, nos pavimentos inferiores das habitações existem estacionamentos, uma pequena área de compras ou escritórios. O último dos três pavimentos superiores é usado principalmente pelo proprietário do empreendimento.
A habitação multifamiliar, localizada em Icheon, Gyeonggi-Do, é bem próxima a um supermercado que está no fim da tradicional rua de compras, o '5-Day market'. O proprietário esperava que a habitação multi-familiar incluísse dois andares de espaços de moradia, um para aluguel de residências e uma residência para ele no último pavimento.
Antes do cliente solicitar um projeto, ele já tinha recebido uma proposta de outro escritório de arquitetura. Mas o resultado não era diferente de outros empreendimentos medíocres, então ele solicitou um novo projeto. Embora não esteja situado na rua principal, o local é facilmente exposto ao tradicional mercado e a um grande supermercado. Ele desejava que a rua ficasse cheia de energia, mais do que qualquer coisa.
Na rua estreita, o terreno era controlado por um plano diagonal devido à largura da rua e pela restrição de iluminação natural. Então, no meio do processo, quase todos os tipos de edificações propostos eram do tipo terraço ou em forma diagonal. Mas ainda faltava algo e, por isso, decidimos recomeçar do zero.
A habitação multi-familiar existente foi analisada novamente, e percebeu-se que as unidades tinham varandas que utilizavam o espaço para sala de estar e quartos, ou tinha uma janela na varanda que fazia a forma exterior tridimensional desaparecer. Também com base na pesquisa, percebemos que a maioria dos usuários preferiram ter varanda externa ao invés de interna.
Assim, para fugir da aparência padronizada das habitações multifamiliares existentes, decidimos colocar a varanda aberta no exterior de toda a habitação, e usar o plano diagonal e a restrição da luz do sol como principais elementos da composição da fachada externa. Na verdade, ligando o interior e o exterior, a varanda é um pequeno pátio que pode ser usado para a secar roupas, como depósito, como Jang-dok-dae (plataforma para potes de molhos e condimentos) e como espaço para a unidade exterior de ar condicionado.
Desde a primeira fase, sugerimos a utilização de apenas um material para o exterior. Uma vez que existem tantos materiais, cores e sinais que levam à distração, precisávamos baixar o tom, utilizando granito cinza ao invés de preto e testando vários materiais. O acabamento das pedras poderiam transmitir sensações diferentes, usando cores sutis e luz solar, além da textura especial do material.
Por causa de sua aparência diferente da vizinhança, materiais muito notáveis podem dificultar seu reconhecimento. A edificação dá uma impressão formativa ao invés de uma atmosfera opressiva através da varanda ritmicamente definida e traz vitalidade e energia à rua.
Felizmente, as dificuldades no processo de construção foram superadas, e os envolvidos concluíram a obra com satisfação. O cliente está muito satisfeito com o fato de que o empreendimento foi rapidamente concluído e em melhores condições que outras habitações multi-familiares construídas no mesmo período.
O interessante é que aquele em maior vantagem não é a construtora ou o cliente, mas o proprietário do café do pavimento térreo. Muita gente vai ao café para explorar o próprio edifício.