- Ano: 2015
-
Fotografias:Dennis Gilbert
-
Fabricantes: Indeglas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova escola primária, que pretende estabelecer os padrões para as futuras escolas escocesas, abriu suas portas recentemente.
Em janeiro de 2012, a Scottish Futures Trust (SFT) emitiu um convite para projetar uma escola primária como parte do programa "Schools of the Future" (Escolas do Futuro, em português). O programa conta com aproximadamente 1,8 bilhões para reconstruir ou restaurar algumas das escolas mais pobres do país.
Depois de um intenso período de pesquisa, consulta e projeto, Walters & Cohen Architects foi escolhido para a construção da nova escola primária Lairdsland, a primeira de cinco novas escolas que estabelecerão o programa. Conscientes do novo currículo de excelência nos programas escoceses e junto de consultas com distintos grupos envolvidos (clientes, escolas e famílias), o projeto foi aclamado por ser considerado como um modelo que mudará a forma de pensar a apresentação das escolas primárias no futuro.
Para a construção foi necessário primeiro uma permissão especial para a implantação de uma nova edificação junto aos canais Forth e Clyde, assegurando o caráter histórico da região. O edifício de dois níveis tem uma forte presença frente ao caminho de sirga adjacente ao porto, melhorando o espírito comunitário numa zona industrial.
O desenho contemporâneo se adéqua aos estilos de ensino e aprendizagem atuais. O projeto acústico foi cuidadosamente considerado para assegurar que várias atividades pedagógicas pudessem acontecer no centro do projeto e nos espaços de aprendizagem adjacentes.
A escola conta com vidros de pé-direito duplo - que oferecem vistas de um extremo ao outro -, espaços de aprendizagem divertidos e iluminados, espaços cobertos no exterior e uma distribuição aberta onde o coração do projeto permite a aparição de escadas para um anfiteatro. O mobiliário foi também cuidadosamente selecionado para oferecer oportunidades flexíveis de ensino.
O projeto alcançou o nível de excelência na categoria BREEAM. Energia renovável é proporcionada por uma caldeira de biomassa e células fotovoltaicas na cobertura. A autoridade local já reutilizou estes princípios em outras escolas.