Os Satélites Uma novidade desta 4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, os Satélites constituem um conjunto de exposições com menor dimensão física mas de grande intensidade temática, que irão ensaiar formas alternativas de enunciar questões e expor conteúdos. A Trienal 2016 pretende atingir as zonas metropolitanas através das suas linhas francas, ampliando geograficamente a sua abrangência. Esta abordagem oferecerá aos visitantes a possibilidade de encontrar diferentes contextos urbanos e construir uma leitura complexa da arquitectura da cidade, que entrará na conformação dos conteúdos desta edição. Procurando integrar autores emergentes do panorama europeu, os participantes resultarão de um call realizado com a Future Architecture Platform, enquanto projecto com financiamento europeu que reúne 19 instituições e agentes, dos quais a Trienal. As abordagens irão reflectir práticas de cariz multidisciplinar, colaborativo e experimental, de forma a destacar questões relevantes sobre o ambiente construído e privilegiar novas perspectivas sobre cidades e arquitectura.
Objecto-Projecto
Objecto-Projecto explora a ideia de que é através da identificação com objectos que a identificação com o outro é possível. Partindo da relação entre Lisboa e a Costa da Trafaria, a exposição identifica diferentes assemblagens logísticas que marcam o crescimento urbano da “outra banda,” desde movimentos religiosos a desenvolvimentos industriais. Dando particular destaque ao papel dos movimentos operários e do associativismo a exposição dá visibilidade às práticas e aos quotidianos que ao longo do século XX transformaram a escassez económica e institucional da Costa da Trafaria, numa possibilidade de sobrevivência. A exposição abre duas linhas de inquérito: a do objecto, que determinado por princípios logísticos se inscreve de uma forma autónoma no seu contexto urbano; e a dos projectos colectivos, no âmbito dos quais o objecto arquitectónico participa de processos de transformação política e social.
Objecto-Projecto decorre no Presídio da Trafaria e inclui dois seminários internacionais: Objectos e Colectivos e Contágio.
Curadoria
Participantes
Adrian Lahoud
Alexandra Vougia
Francisco Silva
Ivan Gallardo
Joana Dias Pereira
Maria Giudici
Olga Balaoura
Paulo Pardelha
Platon Issaias
Susana Caló
Tiago Mota Saraiva
Local
Praceta do Porto de Lisboa
2825-879 Trafaria
Lista de Satélites
Título
4ª Trienal de Arquitectura de Lisboa: Satélites : Objecto-ProjectoTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
26 de Setembro de 2016 02:17 PMAté
26 de Setembro de 2016 02:17 PMEndereço