- Área: 743 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:James G. of Hollywood Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. De propriedade de Dried Seafood e Bird Nest em Hong Kong, este edifício é sua nova sede, abrigando oficinas de embalagens e escritórios administrativos. Esse exercício de projeto criaria um átrio de entrada e um jardim para atender aos usuários do edifício. O conceito foi guiado pela noção da 'busca pela beleza natural'. Esta área consistia de espaços de jardim semi-interno e de recepção em um átrio interno. Os jardins contém elementos de madeira, canteiros horizontais e verticais. Todas as plantas possuem sistema de irrigação automatizados e sistema de drenagem avançado.
Dentro do átrio interno, a grande característica principal é uma sala circular que serve duplamente as funções de parede de exposição e também uma sala que conta com 300 armários para funcionários. As cores inspiradas no arco-íris foram incorporadas na parede expositiva onde mensagens de marketing estão posicionadas entre cestos coloridos, enquanto as portas dos armários exibem uma série de tonalidades.
A ideia de trazer a natureza para dentro do espaço consistiu na paleta de materiais e uso das plantas nos canteiros. Um exemplo é as várias tábuas de madeira que foram incorporadas revestindo colunas, além das grandes áreas de canteiros horizontais e verticais, que contaram com estudo detalhado da limitada quantidade de luz natural, sistemas de irrigação e drenagem. Estes fatores delimitaram as espécies a serem utilizadas no projeto, que foi fruto de um trabalho conjunto entre fornecedores de plantas e materiais, cliente e empreiteira para chegar a um resultado final.
A necessidade de uma sala de armários foi uma demanda vinda dos clientes em uma das últimas fases do detalhamento, que afetava a linguagem geral do projeto arquitetônico e de plantio. Ao invés de ocultar este ambiente em uma esquina do átrio, a equipe de arquitetos investiu nas cores e o transformou em uma elemento central na disposição espacial. Em resumo, o conceito do projeto foi guiado pela ideia de "quando a beleza da natureza foi expressada de forma construída, ela poderia ser verde, colorida, orgânica e natural?"