- Ano: 2015
-
Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cidade se transforma tão rápido que influencia as maneiras que nossos ambientes domésticos mudam nos centros urbanos. A comercialização acelerada e o aumento do valor da terra das áreas centrais das cidades consequentemente mudam a identidade de nossos espaços residenciais. Edifícios de habitações e comerciais especulativos gradualmente ocupam as áreas onde antes havia concentrações de casas unifamiliares. Como resultado, nós testemunhamos a tipologia de residencia unifamiliar se transferir para o subúrbio e de certo modo, nossos centros urbanos perdem sua heterogeneidade de suas tipologias de habitações.
Esta residência está localizada dentro do bloco entre o Centro Financeiro de Gangnam e o Complexo de Apartamentos de Gaenari, à uma caminhada de 8 minutos da Estação Yeoksam. Esta área concentrava muitas casas isoladas, no entanto o desenvolvimento do distrito comercial de Gangnam e seu consequente aumento do valor da terra acabou por gentrificar a área com habitações multifamiliares e edifícios de escritórios em altura.
O cliente morou por toda sua vida em casas, e gostaria de honrar a vontade de sua mãe de não abandonar o local que haviam construído suas memórias. Decidiram demolir a antiga casa e construir um novo lar no mesmo local para ele e sua família. O projeto começou como uma reação à mudança no ambiente urbano, na tentativa de conservar os valores existentes da casa. Tal contexto nos fez pensar em um novo tipo de tipologia de residência unifamiliar.
O terreno é adjacente a uma rua de cinco metros à oeste. Suas orientações norte, sul e leste são rodeadas por unidades habitacionais de 5 pavimentos e uma casa no oeste, que está elevada devido à diferença de nível. Garantir luz natural e privacidade foi uma das necessidades primárias, especialmente por causa dos edifícios que possuem as janelas voltadas para o terreno. A casa tinha que ser dividida para garantir que a família do cliente e sua mãe possuam seu próprio espaço privativo.
A casa consiste de três pavimentos, cada um se tornando em um volume separado, o espaço privado da mãe no térreo, um espaço compartilhado de sala de estar, de jantar e cozinha no segundo pavimento e o filho da família do terceiro pavimento. Posicionamos a casa próximo ao noroeste do terreno, para que reduzisse a área ocupada enquanto garantia a altura suficiente do terreno. A casa está bem iluminada devido à sua distância do limite do lote ao sul, configurando um espaço confortável de jardim no térreo.
Uma grande janela dupla aparece na fachada sul da casa, indo do térreo ao último pavimento. Atentamos para os espaços privados como banheiro e quartos evitando uma exposição desnecessária do exterior, e ainda permitindo que a luz natural preencha os ambientes. A sala de estar do segundo pavimento e o escritório do terceiro estão posicionados na esquina sudeste, com fachada bastante aberta.
Tijolos coloridos representam o material principal da casa para dar uma sensação de plasticidade, além de complementar suas aberturas horizontais enquanto aliviam um desconforto visual que pode ter ocorrido devido a forma da secção da esquina sudeste. A parede frente a rua é uma mistura de concreto e persianas em cedro vermelho, proporcionando uma profundidade ilusória na parede. De certa forma, a casa e suas paredes estão interagindo com o ambiente do entorno, enquanto simultaneamente reside em seu próprio espaço.