- Ano: 2015
-
Fotografias:Christian Brandstaetter
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito da residência de idosos Donaustadt é baseada num amplo programa da prefeitura de Viena para reagir a tempo e funcionalmente às condições demográficas atuais mediante o estabelecimento de instituições adequadas de saúde pública. Não é uma instituição médica no sentido convencional, proporciona residência no lado norte da cidade para usuários de idade avançada ou doentes que enfrentam requisitos especiais. A ideia guia para extensão do lar de cuidado residencial Donaustadt fechando uma reorganização das condições urbanísticas, o que aumenta o uso e a qualidade dos espaços públicos circundantes.
O sólido e claro aspecto exterior encontra sua continuação no interior do edifício através da aplicação constante de materiais característicos a fim de gerar qualidade nos espaços. Os espaços públicos permitem que os habitantes da casa participem ativamente ou passivamente na vida em comunidade. Em combinação com mobiliário específico, o uso destes espaços pode ser adaptado de forma individual, os habitantes tem a opção de se comprometer com os demais residentes. Varandas oferecem contato direto com o exterior. Os dois pátios interiores com instalações de arte móveis criam um estímulo visual adicional.
A estratificação de elementos de móveis de madeira, vidro e tecido conformam a varanda circundante, estabelecendo fachadas com um balanço energético de custo otimizado. O uso individual destes espaços conduzem a uma mudança visível da fachada e demonstra um aspecto animado à forma. Criou-se um centro de serviços de fácil acesso que considera a circulação pública circundante. Com este foco no projeto cria-se uma relação positiva entre a intimidade da vida cotidiana de um centro geriátrico e a vida da cidade que rodeia o exterior.