-
Arquitetos: Jackson Clements Burrows ; Jackson Clements Burrows
- Área: 3700 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: Anderson Group, Sculptform, Webforge
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na remodelação de três edifícios de 1980 no campus da Universidade de Monash, em Clayton. A intenção era estabelecer novos centros de aprendizagem informal e atrativos dentro dos três edifícios, além de especificar os caminhos do campus mediante a criação de novos "passeios" pedonais.
O projeto reforça a intersecção principal do campus com um gesto formal mediante a incorporação de marquises de concreto, uma "escada-auditório" e plataformas de descanso. Os toldos proporcionam refúgio, a identidade da entrada e um compromisso dramático com o espaço dos estudantes , o que permite momentos de congregação, observação e contemplação da vista da escada.
As temáticas interiores e os móveis informais foram utilizados para desinstitucionalizar os espaços fechados. O expositor de "Serviços ao Estudante" tem um efeito escultural, eliminando os expositores lineares previstos para este tipo de instalações.
Uma variedade de mesas de trabalho foi projetada para o estúdio ou para as atividades de colaboração. As superfícies graváveis estimulam a aprendizagem em grupo. Em todo o edifício, maximizam-se as conexões visuais com a paisagem.
O esquema dos pavimentos superiores tomaram o formato atual de uma circulação central com escritórios perimetrais e áreas de estar informais ao longo do perímetro.
As cores são utilizadas para animar e reforçar os ritmos estruturais dos edifícios, enquanto a combinação de cores externas reflete a paisagem abstrata circundante, reforçando a identidade do projeto.